Você está jogando com a 3ª guerra mundial, diz Trump a Zelensky

Em um encontro marcado por tensão na Casa Branca, os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, protagonizaram uma acalorada discussão sobre a guerra na Ucrânia. O diálogo ocorreu na presença da mídia americana e revelou profundas divergências entre os dois líderes sobre a condução do conflito.

Trump, em tom crítico, acusou Zelensky de estar “jogando com as vidas de milhões de pessoas” e alertou sobre o risco de uma Terceira Guerra Mundial.

“O senhor está jogando com a Terceira Guerra Mundial”, disse Trump, expressando preocupação com as possíveis consequências globais da guerra entre Ucrânia e Rússia.

Zelensky, por sua vez, defendeu a posição da Ucrânia, relembrando a ocupação de partes do país pela Rússia desde 2014. O líder ucraniano questionou a eficácia da diplomacia internacional, citando acordos de cessar-fogo quebrados e a contínua perda de vidas ucranianas na linha de frente.

“Durante 2014 até 2022, a situação é a mesma, as pessoas estão morrendo na linha de frente. Ninguém o impediu”, argumentou Zelensky, referindo-se à falta de ação internacional efetiva contra as ações do governo russo.

A discussão escalou quando Trump acusou Zelensky de desrespeito, afirmando que o líder ucraniano deveria ser mais grato aos Estados Unidos pelos esforços de apoio. “O senhor deveria agradecer os Estados Unidos”, declarou Trump.

Zelensky rebateu dizendo que todos os países enfrentam desafios durante períodos de guerra e alertou que os Estados Unidos também sentirão os impactos do conflito no futuro.

 

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Você está jogando com a 3ª guerra mundial, diz Trump a Zelensky no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.