Tecnologia avança e moderniza a gestão do trânsito em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina tem se destacado na implementação de soluções tecnológicas para aprimorar a gestão do trânsito. O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) lidera iniciativas que visam integrar dados, agilizar processos e oferecer maior comodidade aos cidadãos.

Integração de dados e consultas otimizadas

O Ciasc tem caminhado rumo à inovação, criando um sistema que otimiza as consultas à base unificada do Detrannet. Essa funcionalidade permite acesso mais rápido e eficiente a informações sobre habilitações, veículos, infrações e penalidades. A melhoria beneficia o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) e outros sistemas geridos pelo Ciasc e empresas parceiras.

Modernização no registro de infrações

O time de Infrações da Coordenadoria de Soluções de Trânsito (CSTRA) também trouxe modernizações e desenvolveu um novo processo para integrar tanto o registro quanto a consulta das infrações no sistema do Ciasc. O antigo modelo era baseado em arquivos FTP e foi substituído por um webService moderno, seguro e ágil. Desde dezembro de 2024, o município de Chapecó já utiliza a nova ferramenta, registrando mais de mil infrações nesse período.

Com essa novidade, foi possível diminuir o tempo médio que a notificação demora para chegar até o motorista, possibilitando que o condutor seja noticiado até no mesmo dia da infração. E para garantir a segurança e credibilidade de todo esse sistema, ele está ligado ao banco de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e é gerenciado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Crescimento do Detran digital

Em 2024, o número de pedidos de defesa de autuação realizados online superou as solicitações presenciais no Detran de Santa Catarina. Foram registradas 93.941 defesas de autuação, sendo 50.528 via Detran Digital, representando um aumento de 68,49% em relação ao ano anterior. As solicitações presenciais somaram 43.413 no mesmo período.

Ao comparar esses números, é possível perceber que a atualização dos serviços para o meio digital tem sido bem vista e utilizada pelos cidadãos, garantindo que diversos processos burocráticos se tornem cada vez mais ágeis e acessíveis.

Desafios e inovações futuras

Apesar dos avanços, o Detran de Santa Catarina ainda possui obstáculos relacionados à adaptação tecnológica, especialmente devido ao “choque geracional” entre os usuários, já que muitos ainda têm dificuldades em lidar com essa digitalização dos processos.

É importante ter investimentos contínuos em tecnologia para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos. Inclusive, houve também o lançamento da assistente virtual “Catarina”, que, em pouco mais de dois meses, realizou mais de 115 mil atendimentos, solucionando 78% das demandas sem necessidade de intervenção humana.

É esperado que, ainda este ano, ainda mais serviços sejam digitalizados. Existem diversas outras empresas contratadas por municípios do estado que podem utilizar essas tecnologias e oferecer diversas melhorias para a população catarinense.

As iniciativas tecnológicas lideradas pelo Ciasc e pelo Detran de Santa Catarina têm modernizado a gestão do trânsito no estado, proporcionando serviços mais eficientes e acessíveis aos cidadãos. A continuidade desses investimentos e a expansão das soluções para outros municípios são fundamentais para manter o avanço e a qualidade na prestação dos serviços de trânsito em Santa Catarina.

O post Tecnologia avança e moderniza a gestão do trânsito em Santa Catarina apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.