Veja como observar, a olho nu, o alinhamento raro de planetas no Rio

No Rio, um dos melhores lugares para observação é a Praia da Reserva. Fenômeno só voltará a ocorrer em horário favorável para visualização em 2040. Veja como observar o alinhamento dos planetas nesta sexta(28) no Rio
Um raro alinhamento planetário poderá ser observado no céu do Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira (28). O fenômeno, que só voltará a acontecer em um horário favorável para observação em 2040, será visível logo após o pôr do sol, com destaque para Saturno, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte.
Para quem quiser acompanhar o evento astronômico, a recomendação é olhar na direção onde o sol se põe. No Rio, um dos melhores lugares para observar é a Praia da Reserva, na Zona Oeste.
Próximos ao horizonte, será possível ver Saturno, Mercúrio e Vênus, enquanto Júpiter se destacará brilhante no alto do céu. Do lado oposto ao pôr do sol, Marte também poderá ser observado.
Segundo o astrônomo Alexandre Sherman, do Planetário do Rio, Mercúrio será o mais difícil de visualizar, pois, por estar próximo ao Sol, desaparece rapidamente no horizonte. Já Urano e Netuno não poderão ser vistos a olho nu, sendo necessários telescópios para observá-los.
“Cada planeta tem um tamanho diferente e um brilho diferente. Então, vai ser fácil ver Vênus, Júpiter e Marte. Saturno, para os mais sagazes, vai estar perto de Mercúrio e Vênus, e Mercúrio em si é bem difícil de observar, porque Mercúrio é o planeta mais proximo do sol”, disse.
“Urano e Netuno não dá para observar, só com telescópio”, acrescentou.
A previsão para esta sexta é de céu limpo, favorecendo a observação do fenômeno. Quem perder a oportunidade, poderá acompanhar o alinhamento ao longo do carnaval, entre sábado (1) e terça-feira (4).
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Planetas ‘alinhados’ no céu? Astrônomo explica o que realmente está acontecendo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.