Lula oferece jantar para Boric, Petro e presidente eleito do Uruguai

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai oferecer nesta sexta-feira (28) um jantar para o presidente do Chile, Gabriel Boric, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, que tomará posse amanhã.

Lula chega a Montevidéu às 18h desta sexta e será anfitrião do evento às 20h, na residência oficial da embaixada do Brasil na capital uruguaia, o Palácio Pietracaprina. Nesta semana, Lula já conversou com Orsi, Boric e Petro sobre a defesa da democracia, e medidas contra o extremismo e o uso mal intencionado das redes sociais.

Na manhã de sábado, antes da posse, Lula tem agendado um encontro com José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, de quem é amigo. Na última vez que veio ao Uruguai, Lula visitou o ex-chefe de Estado uruguaio, que enfrenta um câncer, em seu sítio na periferia de Montevidéu e o condecorou com a maior honraria brasileira, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

“Essa medalha estou entregando a Pepe Mujica não pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser companheiro”, comentou o presidente brasileiro na ocasião. “A gente não escolhe irmão. A gente não escolhe sequer a mãe. Mas um companheiro a gente escolhe”, concluiu ele no discurso, no qual estava visivelmente emocionado.

Lula também se reune neste sábado com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e com a candidata da esquerda à presidência do Equador, Luisa González, que disputará o segundo turno contra Daniel Noboa em abril.

Durante a tarde, Lula participa da cerimônia de posse de Orsi, pupilo de Mujica e ex-prefeito uruguaio, que presidirá o Uruguai até 2030. O presidente brasileiro deve voltar para Brasília já na tarde deste sábado.

A previsão é que Lula viaje para o Uruguai acompanhado do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana dos Santos. O chanceler Mauro Vieira, o assessor Especial da presidência, Celso Amorim, e a deputada Federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Gleisi Hoffmann também devem integrar a comitiva.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula oferece jantar para Boric, Petro e presidente eleito do Uruguai no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.