Macron diz que trégua na Ucrânia pode ocorrer nas “próximas semanas”

O presidente da França Emmanuel Macron disse que uma trégua entre Ucrânia e Rússia poderia ser alcançada nas “próximas semanas”, mas alertou que os aliados ocidentais devem garantir que a Rússia honre os acordos.

“É importante primeiro ter uma trégua. Acho que isso pode ser feito nas próximas semanas”, disse o francês em uma entrevista à Fox News nesta segunda-feira (24).

“Acho que é viável ter uma trégua pelo menos e começar a negociar por uma paz sustentável. Mas precisamos de algo substancial para a Ucrânia, para os europeus e a segurança, para os EUA e sua credibilidade”, ele acrescentou.

Durante o período de cessar-fogo, a Rússia e o Ocidente poderiam negociar garantias de segurança para a Ucrânia. Depois disso, eles poderiam ter um tratado de paz, que ele disse que o Ocidente deve garantir que a Rússia não viole.

Para garantir a segurança da Ucrânia, o presidente francês propôs aumentar suas capacidades militares e — se solicitado — enviar tropas britânicas e francesas para manter a paz.

Macron discutiu a Ucrânia com o presidente Donald Trump na Casa Branca nesta segunda. Ele enfatizou repetidamente a necessidade de garantias de segurança para que Moscou cumpra as promessas, e disse que qualquer acordo deve ser “verificado”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Macron diz que trégua na Ucrânia pode ocorrer nas “próximas semanas” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.