Pesquisadores flagram ratos fazendo primeiros socorros entre si; Veja VÍDEO

Pesquisadores fizeram uma descoberta surpreendente: ratos também são capazes de realizar primeiros socorros em outros membros de sua espécie. A descoberta, publicada na revista Science, sugere que o comportamento de cuidado pode ser mais comum entre os animais do que se pensava. As informações são do g1.

Em um experimento, os pesquisadores colocaram dois ratos em uma gaiola, sendo que um deles foi sedado. Ao perceber que o companheiro estava inconsciente, o outro rato começou a agir imediatamente. Ele tentou diversos métodos para reanimar o colega, começando com patadas, depois mordendo e, por fim, puxando a língua do animal para desobstruir as vias aéreas e permitir a respiração.

Em uma parte do estudo, uma pequena bolha de plástico foi colocada na boca do rato sedado. O rato que estava em alerta retirou a bolha, permitindo que o outro voltasse a respirar normalmente.

“Não é uma técnica de RCP, mas uma ação semelhante aos primeiros socorros básicos para garantir que alguém inconsciente possa respirar”, explicou Guang Zhang, um dos pesquisadores.

Os cientistas monitoraram a atividade cerebral do rato que prestava socorro e descobriram que o comportamento de cuidado estava sendo conduzido por neurônios que liberam ocitocina, um hormônio ligado a comportamentos de cuidado em várias espécies.

Além disso, o estudo revelou que os ratos envolvidos no experimento eram muito jovens, com apenas dois a três meses de vida, e nunca haviam presenciado esse tipo de ação antes. Isso sugere que o comportamento de ajuda é instintivo e não aprendido.

Embora já se saiba que golfinhos, elefantes e chimpanzés apresentam esse tipo de comportamento, os pesquisadores agora acreditam que o instinto de cuidado pode ser mais comum no reino animal do que se imaginava.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.