RS: Sindicato dos professores pede suspensão de aulas por conta do calor

O Sindicato dos Professores Estaduais do Rio Grande do Sul (CPERS) solicitou à Secretaria Estadual de Educação a suspensão das aulas na rede devido a nova onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul. A previsão é de que as temperaturas cheguem aos 40ºC.

O pedido feito cobra ações para garantir a segurança de toda a comunidade escolar e a suspensão das aulas presenciais nas próximas terça (25) e quarta-feira (26), dias em que as temperaturas podem atingir os maiores picos.

O Sindicato também já solicitou uma reunião com a Seduc para exigir soluções imediatas às demandas relacionadas à estrutura das escolas.

A CNN entrou em contato com o governo do Rio Grande do Sul, mas ainda não houve retorno.

Ondas de calor no RS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta de uma nova onda de calor no Rio Grande do Sul. Segundo o aviso, a alta das temperaturas deve durar de sábado (22) até quarta-feira (26).

Essa será a terceira onda de calor que atinge o estado gaúcho neste ano. A primeira aconteceu entre os dias 17 e 23 de janeiro, e a segunda do dia 2 ao 12 de fevereiro.

Segundo o alerta do Inmet, o centro-oeste gaúcho é o destaque para esta onda de calor na segunda quinzena de fevereiro. Na região, os termômetros devem chegar a 40 °C.

Para a faixa leste e norte do Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina, o Inmet emitiu o alerta amarelo de perigo potencial de uma onda de calor a partir da segunda-feira (24) e até quarta-feira (26).

Para a Organização Meteorológica Mundial, se configura onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média por cinco dias consecutivos.

Suspensão das aulas

No começo de fevereiro, por conta da segunda onda de calor que atingiu o estado, a justiça determinou o adiamento do início das aulas na rede estadual.

A decisão liminar atendeu a uma solicitação do Centro dos Professores Estaduais do Rio Grande do Sul, e entendeu que as escolas não demonstraram condições para receber alunos e professores de forma segura.

O Cpers argumentou que previsões meteorológicas apontaram dias de calor extremo no estado gaúcho durante a semana de retorno das aulas nas 2.320 escolas da rede estadual.

Este conteúdo foi originalmente publicado em RS: Sindicato dos professores pede suspensão de aulas por conta do calor no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.