Lixo espacial de foguete é visto no céu em Roraima; veja vídeos

Luzes misteriosas no céu chamaram a atenção e despertaram a curiosidade de pessoas em diversas cidades de Roraima na noite dessa quinta-feira (20/02). O fenômeno foi causado pela queda dos restos de um foguete na Terra, lançado na Nova Zelândia, de acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

O fenômeno foi visto em ao menos sete cidades: Alto Alegre, Bonfim e Normandia, ao Norte do estado, Caroebe, São João da Baliza e Rorainópolis, ao Sul, além da capital Boa Vista.

A reentrada dos restos do foguete foi gravada por moradores. Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, um homem sugere que as luzes são bombas. Uma mulher chega a dizer que elas “são lindas”.

De acordo com Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon, as luzes observadas são a reentrada dos restos de um foguete Electron, fabricado pela Rocket Lab, uma empresa de lançamento espacial da Nova Zelândia.

O foguete foi lançado e colocado em órbita no dia 8 de fevereiro de 2025. Ele foi lançado para colocar em campo cinco satélites que devem fornecer “serviços de Internet das Coisas (IoT)”, segundo Zurita.

Explicação

O pesquisador explicou ao g1 que todo lançamento orbital deixa lixo espacial em órbita. No caso do foguete, o segundo estágio dele — parte de um lançador — fica orbitando a Terra por dias, até que ocorra a reentrada na atmosfera.

“Essa reentrada é segura, não tem nenhum risco para o pessoal em Terra, porque grande parte desse material está completamente vaporizado na reentrada atmosférica, mas como ultimamente tem tido muitos lançamentos então a gente está tendo várias ocorrências dessas reentradas”, explicou ele.

Mesmo passando pela vaporização, o lixo espacial pode resistir e cair em alguma área. Caso tenham “sobrevivo”, as partes menores e mais resistentes do foguete Electron podem ter caído na Amazônia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.