Ex-ministro diz que Kremlin está surpreso com concessões de Trump a Putin

O governo da Rùssia aparenta estar surpreso com a rapidez em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez concessões a Vladimir Putin, antes mesmo de começar as negociações para encerrar a guerra de Moscou na Ucrânia, comentou um ex-vice-ministro russo à CNN.

O Kremlin esperava que Trump fizesse certas exigências à Rússia e Moscou estava “preparando algum tipo de oferta aqui e ali para fazer o que eles chamam de acordo”, falou Vladimir Milov, ex-vice-ministro de energia da Rússia e ex-assessor do falecido líder da oposição russa Alexey Navalny.

Falando de seu exílio em Vilnius, na Lituânia, Milov disse a Kim Brunhuber da CNN que, com base no que ouviu, “todos em Moscou estão totalmente surpresos agora que receberam todas as concessões que queriam, antes mesmo do início das negociações”,

“Este é um resultado chocante, mesmo para os padrões de Vladimir Putin”, afirmou Milov.

O relacionamento de longa data entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se despedaçou esta semana.

Trump repetiu os pontos de discussão de Moscou, acusando erroneamente a Ucrânia de começar a guerra e dizendo que o presidente ucraniano deveria realizar uma eleição que foi suspensa devido ao conflito.

Depois que Zelensky revidou, acusando-o de estar em um “espaço de desinformação”, Trump intensificou a guerra de palavras e chamou o presidente ucraniano de “ditador”.

Talvez encorajado pela desavença entre Ucrânia e EUA, as demandas de Moscou parecem estar se acelerando nos últimos dias, observou Milov, dizendo que “Moscou está claramente encorajada pela falta de disposição de Trump em impor quaisquer condições à Rússia”.

A Rússia há muito tempo alega que a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) coloca a segurança do país sob ameaça, necessitando da invasão não provocada na Ucrânia em fevereiro de 2022. Essa alegação foi descartada por líderes ocidentais como uma justificativa falsa para o lançamento de sua guerra.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ex-ministro diz que Kremlin está surpreso com concessões de Trump a Putin no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.