Após polêmica, Claudia Leitte é anunciada como atração da abertura do Carnaval de Salvador

Na última sexta-feira (21), durante coletiva de imprensa da Secretaria de Cultura de Salvador, foi confirmada a presença de Claudia Leitte na abertura do Carnaval 2025 da cidade. A cantora, que foi recentemente envolvida em uma polêmica por alterar a letra da música Caranguejo (Cata Caranguejo), se apresentará em um trio especial no Circuito Osmar (Campo Grande) na quinta-feira (27), às 15h30. O show será uma grande homenagem aos 40 anos do Axé, ao lado de outros ícones do gênero.

A polêmica ocorreu quando Claudia substituiu a palavra “Iemanjá” por “Yeshua” (Jesus) na letra de sua música, o que gerou discussões sobre intolerância religiosa. No entanto, sua participação no Carnaval de Salvador está garantida. Em sua declaração sobre o evento, a cantora expressou seu amor pela cidade e o impacto da cultura baiana em sua carreira: “O que a gente faz no carnaval de Salvador é mágico! Cresci num lugar que respira arte e cultura. Foi esse ambiente que despertou em mim a fome de ser artista. Meu desejo é sempre retribuir tudo isso por meio da minha música. Vai ser lindo.”

O Carnaval 2025 será promovido pela Prefeitura e Secretaria de Cultura de Salvador e contará com outros grandes nomes do Axé, como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Sarajane, Ricardo Chaves, Margareth Menezes, Xanddy, Gilmelândia, Márcio Victor, Felipe Pezzoni e Serginho. Também estarão presentes os blocos Filhos de Gandhy, Muzenza, Olodum, Ilê Aiyê e Commanche do Pelô.

Claudia Leitte compartilhou sua empolgação com o evento, destacando a importância do trio elétrico no Carnaval: “O trio é a alma do Carnaval, é ele quem guia a festa e dá vida a essa celebração tão especial. Quando eu canto a música da minha terra, sentindo a energia do público lá de cima, isso me dá ânimo, força e isso transborda em mim. Começar desse jeito vai me trazer ainda mais energia para essa temporada!”

Instituto aciona MP para proibir participação de Claudia Leitte no Carnaval de Salvador

O Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro) solicitou ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) que emita uma recomendação proibindo a contratação da cantora Claudia Leitte para o Carnaval de Salvador. A ação, revelada pelo Bahia Notícias nesta quinta-feira (30), visa que tanto a prefeitura da capital baiana quanto o governo estadual sejam notificados sobre a questão.

O pedido foi direcionado à promotora Livia Santana e Sant’Anna Vaz, responsável pela Promotoria de Justiça Especializada no Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. No ofício enviado ao MP-BA, o Idafro sustenta que a apresentação da artista “promove a intolerância religiosa”.

Além disso, o documento menciona o Decreto nº 10.932, de 10 de janeiro de 2022, que oficializou a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância no Brasil. “Por força de disposição expressa da Convenção Interamericana Contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância recepcionada com força normativa de emenda constitucional, a Constituição da República proíbe a contratação de shows musicais que promovam a intolerância religiosa”, destaca o documento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.