Onda de calor: confira os pontos de hidratação nas principais cidades do centro-oeste paulista


Bauru, Jaú, Agudos e Marília (SP) instalaram bebedouros e distribuem água gratuita para ajudar a população a enfrentar as altas temperaturas e a baixa umidade do ar. Onda de calor deve seguir até segunda-feira (24). confira os pontos de hidratação nas principais cidades do centro-oeste paulista
Prefeitura de Bauru/Reprodução
As altas temperaturas registradas nos últimos dias no centro-oeste paulista levaram diversas prefeituras a instalarem pontos de hidratação para auxiliar a população a enfrentar a onda de calor intenso.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A baixa umidade do ar, comum em dias mais quentes, pode causar problemas respiratórios, ressecamento da pele e irritações nos olhos. Por isso, é importante se hidratar frequentemente e adotar cuidados como umidificar os ambientes, evitar atividades físicas ao ar livre e usar soro fisiológico nas narinas.
Confira onde encontrar água potável gratuita em Bauru, Jaú, Agudos e Marília (SP).
📌 Bauru
A prefeitura instalou, nesta quarta-feira (19), um ponto de hidratação na Praça Rui Barbosa, no centro. O serviço funciona até sexta-feira (21), das 9h às 15h, e poderá ser estendido conforme avaliação da Defesa Civil.
📌 Jaú
A prefeitura instalou geladeiras com água em pontos estratégicos com grande circulação de pessoas em Jaú. Os locais estarão disponíveis até sábado (22). Confira:
Jardim de Baixo (Praça da República), no cruzamento das ruas Major Prado e Campos Salles, no centro;
Lago do Silvério, na Avenida Netinho Prado, próximo ao castramóvel (este ponto funcionará até o final do mês)
Kartódromo (Parque do Rio Jaú)
📌 Agudos
Agudos realiza a ação “Hidrata Ação”, com água potável gratuita em seis locais até sexta-feira (22). Os horários variam conforme o local:
Avenida Carvalho Pinto, próximo ao Mercado Panelão: das 6h às 11h e das 16h às 21h
Avenida Carvalho Pinto, próximo ao Hotel Munhoz: das 6h às 11h e das 16h às 21h
Rua Richard Freudenberg, próximo ao Posto Moussa Tobias: das 6h às 11h e das 16h às 21h
Rua Richard Freudenberg, próximo à Dragão Sol: das 16h às 21h
Praça do Sol: das 6h às 18h
Centro: das 7h às 18h
📌 Marília
A prefeitura montou um polo de hidratação no cruzamento da Rua 9 de Julho com a Avenida Tancredo Neves, no centro de Marília.
O serviço oferece água mineral gratuita em copos descartáveis até sexta-feira (21), das 10h às 15h.
☀️🌡️ Onda de Calor
De acordo com os meteorologistas, a previsão é de que o fenômeno se estenda, pelo menos, até segunda-feira (24). As temperaturas durante o período podem ficar mais de 5°C acima do esperado para fevereiro.
A onda de calor atinge as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste do Brasil. Nessas regiões, há a presença de altas temperaturas e pouca chuva, isso porque um bloqueio atmosférico está impedindo a entrada da frente fria.
G1 em 1 Minuto: Quando acaba a onda de calor?
O bloqueio atmosférico ocorre quando uma área de alta pressão atmosférica persiste no centro do país, impedindo a circulação das massas de ar frio.
A saída desse bloqueio, prevista para o começo da próxima semana, pode trazer mais chuvas para as cidades que estão sob a influência do fenômeno.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.