Alívio de sanções não foi discutido com os EUA, diz autoridade da Rússia

Os Estados Unidos e a Rússia não discutiram o alívio das sanções em detalhes durante as negociações em Riad nesta terça-feira (18), de acordo com Kirill Dmitriev, chefe do fundo soberano da Rússia e parte da equipe de negociação de Moscou na Arábia Saudita.

“As sanções realmente não estavam na mesa para discussão”, declarou Dmitriev à CNN. “Foi apenas mais um processo [de] como seguir em frente, algumas etapas econômicas conjuntas que também podemos fazer no futuro e definitivamente resolver diferentes questões políticas.”

O Ocidente impôs sanções punitivas à economia da Rússia desde que o país presidido por Vladimir Putin lançou sua invasão à Ucrânia há três anos – visando em particular seu setor de petróleo e gás.

Dmitriev disse que “muitas pessoas na Rússia acreditam que as sanções são realmente boas para a Rússia” e que elas impulsionaram a economia do país, apontando para seu crescimento do PIB de quase 4% no ano passado. No entanto, a CNN relatou anteriormente como números de manchetes como o crescimento do PIB obscurecem sinais mais preocupantes na economia russa.

Questionado sobre o que a Rússia ofereceu aos EUA durante as negociações, Dmitriev disse que ambos os países estão “abertos à cooperação e à abertura para se envolver em atividades econômicas e de investimento”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alívio de sanções não foi discutido com os EUA, diz autoridade da Rússia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.