Saiba por que Putin não deve participar da cúpula dos Brics no Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não deve participar da cúpula dos Brics, que acontece na cidade do Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho deste ano, devido a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

O TPI anunciou a ordem contra Vladimir Putin em março de 2023 por supostos crimes de guerra durante o conflito na Ucrânia.

O Brasil, que é signatário do Tratado de Roma, seria obrigado a prender o líder russo no momento em que ele chegasse ao país.

 

Apesar da Rússia fazer parte dos Brics, Putin, assim como na reunião do G20 que ocorreu em novembro do ano passado, deve enviar um representante para cúpula desse ano, sediada pelo Brasil.

Os Brics sigla formada pelas iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, representam as principais economias emergentes do mundo.

O líder do Kremlin foi representado por Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores, durante a reunião do ano passado, a expectativa é de que ele cumpra o papel de representante novamente este ano.

O Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco em 2025 e espera receber ao menos 20 chefes de Estado que integram o Brics, entre membros e parceiros.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba por que Putin não deve participar da cúpula dos Brics no Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.