Vice dos EUA critica chefes europeus e diz que maior ameaça vem “de dentro”

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, disse nesta sexta-feira (14) que a maior ameaça que a Europa enfrenta é “de dentro”. A fala foi feita em seu discurso de abertura na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

“A ameaça que mais me preocupa em relação à Europa não é a Rússia, nem a China, nem nenhum outro ator externo. O que me preocupa é a ameaça de dentro, o recuo da Europa de alguns de seus valores mais fundamentais”, afirmou Vance.

Ele citou uma decisão do tribunal constitucional da Romênia de anular a eleição presidencial do país no ano passado, em meio a alegações de interferência russa, como evidência do suposto retrocesso da Europa.

Além disso, ele criticou os líderes europeus por supostamente reprimirem a liberdade de expressão e “correrem com medo” de seus próprios eleitores.

Durante o discurso, o vice-presidente dos EUA listou o que ele classificou como respostas europeias excessivamente repressivas a visões políticas pouco ortodoxas.

JD Vance criticou o Reino Unido por prender um cidadão por protestar perto de uma clínica de aborto e a Suécia por condenar uma campanha anti-islâmica que incluiu a queima de Alcorões publicamente, além de uma série de outros incidentes.

Vance afirmou que os líderes europeus “ameaçaram e intimidaram as empresas de rede social para censurar a chamada desinformação”, citando o exemplo da teoria de que a Covid-19 tenha se originado do vazamento em um laboratório.

“Parece cada vez mais com interesses antigos e arraigados, se escondendo atrás de palavras feias da era soviética como desinformação e desinformação, que simplesmente não gostam da ideia de que alguém com um ponto de vista alternativo possa expressar uma opinião diferente ou, Deus nos livre, votar de uma forma diferente ou, pior ainda, vencer uma eleição”, comentou.

O vice-presidente americano declarou que “fechar” pontos de vista não ortodoxos “é a maneira mais infalível de destruir a democracia”.

“Se a democracia americana pode sobreviver a 10 anos de repreensão de Greta Thunberg, vocês podem sobreviver a alguns meses de Elon Musk”, pontuou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vice dos EUA critica chefes europeus e diz que maior ameaça vem “de dentro” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.