Falso alerta: Terremoto dessa magnitude seria captado internacionalmente

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) afirmou que um terremoto de magnitude 5,5 seria detectado por estações sismográficas internacionais.

O Google enviou um alerta na madrugada desta sexta-feira (14) que informava moradores de São Paulo e Rio de Janeiro de um possível terremoto na região de Ubatuba.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo procurou a USP sobre o possível tremor, mas nem o Centro de Sismologia e nem outras instituições brasileiras ou no exterior registraram qualquer atividade sísmica na região.

“Um evento dessa magnitude seria detectado não apenas pelas estações sismográficas instaladas no país, mas também por redes internacionais de monitoramento sísmico”, afirmou o Centro de Sismologia em nota.

O órgão apontou que foram emitidos, pela Google, dois alertas falsos, sendo um por volta das 2h30 e outro às 3h40.

As defesas civis de São Paulo e do Rio de Janeiro informaram que não houve registro de nenhum terremoto na região.

Em nota, o Google pediu desculpas ao usuários de Android que receberam os falsos alertas e afirmou que desativou o sistema no Brasil e está investigando o ocorrido.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Falso alerta: Terremoto dessa magnitude seria captado internacionalmente no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.