Análise: Ameaça de Trump a países BRICS impõe desafio ao Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 100% sobre produtos dos países do BRICS, o bloco que reúne as maiores economias emergentes do mundo, incluindo o Brasil, em resposta às discussões sobre a criação de uma moeda alternativa ao dólar para negociações comerciais.

Segundo o analista sênior de Internacional da CNN Américo Martins, a ameaça de Trump coloca pressão direta sobre o governo brasileiro, que atualmente ocupa a presidência do BRICS e será responsável por organizar a próxima cúpula do bloco.

“O Brasil vai ou evitar esse assunto ou vai ter que encontrar formas de coordenar esse tema”, explicou o analista.

Impacto nas negociações comerciais

O especialista destacou que a discussão sobre o uso de moedas alternativas no comércio bilateral já vem ocorrendo em cúpulas anteriores do BRICS.

A ideia é alavancar o comércio entre os países do bloco, barateando e facilitando as transações, especialmente para nações com dificuldades financeiras.

Américo também apontou que Trump tem razão em dois aspectos de sua argumentação sobre as tarifas: primeiro, ao indicar que existem diferenças nas tarifas cobradas pelos países, como no caso do etanol entre Brasil e Estados Unidos; e segundo, ao afirmar que a equalização das tarifas simplificaria o processo comercial.

Enfraquecimento de organizações multilaterais

No entanto, o analista ressaltou que a postura de Trump ignora o fato de que muitas dessas tarifas foram negociadas dentro da Organização Mundial do Comércio (OMC). “Donald Trump pretende enfraquecer qualquer organização internacional multilateral que não atenda diretamente aos interesses dos Estados Unidos”, afirmou Américo.

O especialista concluiu que as ações de Trump, incluindo a ameaça de tarifas e a saída de acordos internacionais, fazem parte de uma estratégia para impor uma nova ordem que ignore os organismos multilaterais, estabelecendo uma “lei do mais forte” nas relações comerciais internacionais.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Ameaça de Trump a países BRICS impõe desafio ao Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.