Rússia atinge Chernobyl em ataque de drones contra Ucrânia, diz Zelensky

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que um drone russo atingiu a usina nuclear destruída em Chernobyl, perto da fronteira da Ucrânia com Belarus, na quinta-feira (13) à noite.

O Serviço de Emergência Estatal da Ucrânia relatou mais tarde que os limites de radiação de fundo permanecem dentro dos limites normais.

“Um drone de ataque russo com uma ogiva altamente explosiva atingiu o abrigo que protegia o mundo da radiação na usina destruída”, escreveu Zelensky na rede social X.

O abrigo de concreto que cobre a unidade foi danificado, acrescentou, e um incêndio foi extinto.

“Os níveis de radiação não aumentaram e estão sendo constantemente monitorados. Conforme avaliações iniciais, os danos ao abrigo são significativos”, informou o líder ucraniano.

A Agência Internacional de Energia Atômica afirmou na rede social que pouco antes das duas da manhã, horário local, sua equipe no local “ouviu uma explosão vinda do Novo Confinamento Seguro, que protege os restos do reator quatro da antiga usina nuclear de Chernobyl, causando um incêndio”.

“Eles foram informados de que um UAV [drone] atingiu o teto do local”, acrescentou a AIEA.

Ao todo, na quinta-feira (13) à noite, os militares ucranianos relataram que a Rússia disparou 133 drones contra a Ucrânia, 73 dos quais foram abatidos e 58 não atingiram os alvos.

Os números estão amplamente alinhados com a média recente de ataques de drones, eles relatam que os dispositivos foram abatidos em 11 regiões, cobrindo grande parte do país.

Zelensky ressaltou em seu post que os ataques noturnos de drones à infraestrutura ucraniana significavam que o presidente russo Vladimir Putin “definitivamente não está se preparando para negociações — ele está se preparando para continuar enganando o mundo”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia atinge Chernobyl em ataque de drones contra Ucrânia, diz Zelensky no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.