Alckmin diz que Brasil “não é problema comercial para EUA”

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (13) que o Brasil não é um problema comercial para os Estados Unidos, ao comentar a decisão do presidente americano, Donald Trump, de impor tarifas recíprocas a seus parceiros comerciais.

Segundo Alckmin, dos dez produtos que o Brasil mais exporta, quatro estão com tarifas zeradas, enquanto dos 10 produtos que os Estados Unidos mais exportam para o Brasil, oito estão com tarifas zeradas.

“O Brasil nao é problema comercial para os Estados Unidos”, afirmou o vice-presidente.

Alckmin também ressaltou que o caminho que será adotado pelo Brasil é o do diálogo.

“Acho que o caminho é o caminho do diálogo. O caminho do comercio exterior é ganha-ganha, ter reciprocidade”, concluiu Alckmin.

Memorando Trump

O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (13) planos para implementação de novas tarifas recíprocas abrangentes contra todos os países que impõem impostos sobre importações dos EUA.

As tarifas não entrarão em vigor imediatamente, sendo essa uma medida intencional para dar tempo aos países que devem ser impactados negociar novos termos comerciais com os EUA, disse um funcionário da Casa Branca nesta quinta.

De toda forma, podem ser impostas em algumas semanas, enquanto a equipe comercial e econômica de Trump estuda relações tarifárias e comerciais bilaterais.

Howard Lutnick, indicado de Trump para secretário de Comércio, afirmou que o governo abordaria cada país afetado um por um. Ele destacou que os estudos sobre o assunto seriam concluídos até 1º de abril.

O presidente dos EUA, que fez campanha com a promessa de reduzir os preços ao consumidor, destacou que os preços poderiam subir no curto prazo como resultado das mudanças.

Tarifas recíprocas foram uma das principais promessas de campanha de Trump — um método para equilibrar a balança comercial com nações estrangeiras que colocam impostos sobre produtos americanos e para resolver o que ele disse serem práticas comerciais desleais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alckmin diz que Brasil “não é problema comercial para EUA” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.