Trump diz que poder se reunir com China e Rússia sobre gastos com Defesa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou abertura para uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre gastos com Defesa, sugerindo que os países poderiam cortá-los pela metade.

“Em algum momento, quando as coisas se acalmarem, vou me encontrar com a China e com a Rússia — em particular, esses dois”, afirmou Trump a repórteres no Salão Oval da Casa Branca nesta quinta-feira (13).

“Quero dizer: ‘Vamos cortar nosso orçamento militar pela metade’. E podemos fazer isso. Acho que conseguiremos”, adicionou.

Trump indicou que gostaria de convocar a reunião quando o conflito no Oriente Médio diminuir.

“Quando as coisas se acalmarem, o que espero que aconteça em um futuro não muito distante, a reunião que quero ter primeiro é uma reunião com a China e uma reunião com a Rússia, sobre desacelerar, parar e reduzir armas nucleares em particular“, ressaltou.

“E também em não ter que gastar o tipo de dinheiro que todos nós estamos gastando em armas, armas militares, em geral”, pontuou.

Trump sugeriu que essas conversas poderiam ocorrer tanto individualmente quanto na forma de uma reunião trilateral com Rússia e China. Questionado se viajaria para a China para essa reunião, o presidente afirmou que não importava para ele onde ela acontecesse.

“Eu digo isso — para Putin, para o presidente Xi, eu digo a todos: nunca me incomodou, sabe? Estou disposto a dizer: ‘Eu vou primeiro’. É o resultado final que conta, então não faz diferença”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que poder se reunir com China e Rússia sobre gastos com Defesa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.