Ucrânia tem lugar à mesa de negociação e guerra tem que acabar, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (12) que a Ucrânia terá participação em qualquer negociação de paz com a Rússia sobre o fim da guerra.

Trump disse a jornalistas, na Casa Branca, que a guerra na Ucrânia tem que acabar.

Os comentários acontecem depois que o presidente dos EUA falou unilateralmente com o presidente russo Vladimir Putin sobre um possível acordo para encerrar o conflito.

 

Trump foi questionado por Kaitlan Collins da CNN se a Ucrânia teria um assento na mesa de negociações. Na resposta, Trump disse: “Claro que sim, quero dizer, eles são parte disso. Teríamos a Ucrânia, e teríamos a Rússia, e teremos outras pessoas envolvidas também”.

“Muitas bifurcações neste jogo, eu vou te dizer. Esta é uma situação muito interessante, mas a guerra da Ucrânia tem que acabar”, ele acrescentou.

Os comentários também ocorrem depois que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que a Ucrânia não aceitará um acordo de paz firmado entre os EUA e a Rússia sem o envolvimento de Kiev.

Durante o governo Biden, as principais autoridades dos EUA, incluindo o presidente democrata, enfatizaram repetidamente que não haveria “nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”.

Trump disse que teve uma “boa conversa” com Putin e Zelensky, e rebateu as críticas de que deveria ter falado primeiro com o líder ucraniano.

“Alguém disse, oh, eu deveria ter ligado para Zelensky primeiro. Acho que não. Quer dizer, temos que descobrir se a Rússia quer fazer um acordo. Eu sei que Zelensky quer fazer um acordo, porque ele me disse isso. Mas agora eu sei que a Rússia quer fazer um acordo”, ele afirmou.

Trump também foi questionado por Collins sobre comentários do Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, de que “tudo está na mesa” nas negociações entre Ucrânia e Rússia. Trump disse na quarta-feira (12) que não é realista para a Ucrânia se juntar à Otan.

Trump foi perguntado se ele pediu a Hegseth para voltar atrás nesses comentários, o presidente disse que não. “Não, eu não pedi”, afirmou Trump.

Ele acrescentou: “Achei os comentários bons ontem e provavelmente são bons hoje, eles são um pouco mais suaves talvez. Não vejo nenhuma maneira de um país na posição da Rússia permitir que eles, apenas em sua posição, pudessem se juntar à Otan”.

A Rússia não é integrante da Otan, e a política da aliança afirma que “a Rússia é a ameaça mais significativa e direta à segurança dos Aliados e à paz e estabilidade na área Euro-Atlântica”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ucrânia tem lugar à mesa de negociação e guerra tem que acabar, diz Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.