S&P Global alerta para risco ao Banco Mundial de eventual saída dos EUA

A S&P Global completou a lista das principais agências de recomendação de crédito a alertar que uma eventual saída “sem precedentes” dos Estados Unidos do Banco Mundial e de outros importantes credores multilaterais prejudicaria a premiada classificação de crédito triplo A da instituição multilateral.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto na semana passada determinando uma revisão de seis meses sobre o apoio do país a todas as organizações intergovernamentais internacionais para decidir se deve se retirar delas ou buscar uma reforma.

A S&P disse que a atual classificação triplo A do Banco Mundial e de outros bancos de desenvolvimento importantes pressupõe que os EUA permaneçam nas instituições. Portanto, se Washington “limitar” seu apoio, qualquer mudança de recomendação resultante disso provavelmente será “negativa”.

Alexander Ekbom, principal analista de bancos multilaterais de desenvolvimento da S&P, acrescentou que isso dependeria, em última análise, do impacto sobre o capital de cada instituição e de outros acionistas importantes preencherem ou não o vazio que seria deixado pelos EUA.

“Se os EUA saírem, o que seria sem precedentes, é difícil prever como qualquer realocação seria resolvida”, disse.

Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria

Este conteúdo foi originalmente publicado em S&P Global alerta para risco ao Banco Mundial de eventual saída dos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.