Expandir produção de petróleo é contradição para o Brasil, diz Araújo ao WW

A ex-presidente do Ibama e atual coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo, apontou uma contradição significativa na estratégia energética do Brasil.

Durante sua participação no WW, Araújo questionou a coerência entre a aspiração do país de ser um líder ambiental e climático global e sua decisão de expandir expressivamente a exploração de petróleo.

Segundo a especialista, “há uma contradição clara entre o Brasil querer ser um líder ambiental e climático na esfera mundial e optar pela expansão significativa da exploração de petróleo”.

Araújo enfatizou que o mundo enfrenta uma crise climática evidente, com mais de 70% das emissões de gases de efeito estufa sendo causadas pela queima de combustíveis fósseis.

Crise climática e demanda de petróleo

Araújo alertou para a insustentabilidade de eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes. Ela argumentou que, mesmo que o petróleo brasileiro seja exportado, sua queima em qualquer lugar do mundo contribuirá para o agravamento da crise climática.

A especialista citou projeções da Agência Internacional de Energia, que prevê um declínio na demanda de petróleo após 2030.

“O Brasil está falando de crescer bastante a produção de petróleo, ele é oitavo maior produtor mundial, em plena crise climática e com a perspectiva de decréscimo da demanda mundial”, pontuou Araújo.

Alternativas sustentáveis

Araújo classificou a estratégia brasileira como “uma aposta com olhar para o passado”. Ela defende que o Brasil tem potencial para explorar futuros mais sustentáveis e liderar outros países com opções de desenvolvimento alternativas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Expandir produção de petróleo é contradição para o Brasil, diz Araújo ao WW no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.