Tragédias sobre trilhos: Relembre 12 acidentes ferroviários impressionantes!

O acidente ferroviário de Buizingen, que vitimou 19 pessoas em Halle, na Bélgica completa 15 anos neste sábado (15/02).
Foi considerado um dos piores desastres ferroviários na história do país, envolvendo a colisão frontal de dois trens de passageiros durante o horário de pico da manhã.
A investigação posterior revelou que o acidente foi causado porque um dos trens não respeitou um sinal vermelho, entrando na mesma linha por onde vinha o outro trem em direção oposta.
Além disso, o sistema de segurança ferroviário belga, chamado TBL (Transmission Balise-Locomotive), que deveria impedir que trens passassem por sinais vermelhos, não estava funcionando de maneira eficaz naquele trecho da linha.
A força do choque foi tão grande que alguns vagões foram empilhados uns sobre os outros.
Além disso, a forte nevasca que ocorria na região naquele dia agravou as condições de visibilidade e o trabalho de resgate. Relembre agora outros acidentes ferroviários que ficaram marcados na história!
Acidente de Saint-Michel-de-Maurienne (França, 1917): O descarrilamento de um trem militar que transportava soldados franceses nos Alpes matou cerca de 700 pessoas. Foi um dos piores desastres ferroviários da história da Europa.
Desastre de Balvano (Itália, 1944): Um trem de carga que transportava passageiros clandestinos parou em um túnel devido a uma pane, e muitos morreram asfixiados por monóxido de carbono, resultando em 526 mortos.
Desastre de Bihar (Índia, 1981): Um trem de passageiros descarrilou e caiu no rio Bagmati durante uma tempestade, resultando na morte de mais de 750 pessoas.
Especula-se que um engenheiro tentou evitar o atropelamento de uma vaca, animal considerado sagrado pela cultura hindú.
Desastre de Awash (Etiópia, 1985): O descarrilamento de um trem lotado em uma curva levou à morte de cerca de 428 pessoas e mais de 500 feridos.
Acidente ferroviário de Itaquera (Brasil, 1987): O pior acidente ferroviário da história do Brasil, resultou na colisão de dois trens, deixando 51 mortos e 153 feridos.
Desastre de Ufa (Rússia, 1989): Uma explosão de gás na estação de Acha-Ufa, na extinta União Soviética, causou um grande incêndio, resultando em 575 mortos e mais de 700 feridos.
Desastre de Eschede (Alemanha, 1998): Um trem de alta velocidade descarrilou a 200 km/h, resultando em 101 mortos e mais de 100 feridos, sendo o pior acidente envolvendo um trem de alta velocidade na história.
Desastre de Amagasaki (Japão, 2005): Um trem de passageiros descarrilou em uma curva e atingiu um prédio residencial, resultando em 107 mortos e mais de 560 feridos.
Desastre de Santiago de Compostela (Espanha, 2013): Um trem de alta velocidade descarrilou em uma curva acentuada, resultando em 80 mortos e mais de 130 feridos.
Desastre de Lac-Mégantic (Canadá, 2013): Um trem que transportava petróleo descarrilou e explodiu, devastando o centro da cidade e causando 47 mortes.
Acidente ferroviário de Balasore (Índia, 2023): Em 2 de junho de 2023, um trágico acidente aconteceu no estado de Odisha envolvendo três trens: o Coromandel Express, o Howrah Superfast Express e um trem de carga estacionado em uma linha lateral.
A colisão começou quando um dos trens de passageiros entrou na linha errada e bateu contra o trem de carga. O impacto provocou o descarrilamento de vagões, que invadiram a via oposta e foram atingidos pelo segundo trem de passageiros, causando uma destruição massiva.
O desastre resultou em pelo menos 295 mortos e mais de 1.100 feridos. A investigação apontou falhas no sistema de sinalização como a causa principal.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.