Motofaixa: Senatran autoriza implantação de faixa exclusiva para motocicletas em Salvador


Medida atende a pedido da Transalvador. Sinalização terá caráter experimental com validade até 31 de março de 2026. Secretaria Nacional de Trânsito autoriza primeira motofaixa de Salvador
A Prefeitura de Salvador foi autorizada a implantar a primeira motofaixa da cidade nesta quarta-feira (12). A liberação foi concedida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que permitiu a sinalização em caráter experimental.
A medida atende a um pedido da Superintendência de Trânsito da cidade (Transalvador), que instituiu o projeto “Faixa Azul”.
O teste será feito na Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô, com validade até 31 de março de 2026. A sinalização será marcada nos dois sentidos da pista, com uma pintura no asfalto, próxima ao canteiro.
O objetivo é aumentar a segurança no trânsito, já que a capital baiana registrou aumento no número de motociclistas que circulam pelas ruas. De acordo com o telejornal, o número saltou de cerca de 160 mil motociclistas para 215 mil.
LEIA MAIS
VÍDEO: motociclista é atropelado por carro ao fazer manobra irregular no subúrbio de Salvador
Motociclista morre após perder controle da direção e bater cabeça na pista; fiação caída na via teria provocado o acidente
Acidente com seis mortes na Bahia foi provocado por ultrapassagem indevida, diz PRF
A portaria do Senatran indica que a faixa terá extensão aproximada de 2,4 km no sentido BR-324 e de 1,8 km no sentido Centro. A Transalvador deverá apresentar relatórios trimestrais à Senatran, com avaliações técnicas, registros de ocorrências e conclusões do projeto.
A sinalização da motofaixa, no entanto, ainda não tem data para entrar em vigor. O g1 pediu mais esclarecimentos ao órgão de trânsito, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Avenida Bonocô, em Salvador
Reprodução/TV Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.