Veja agenda do presidente Lula durante visita ao Amapá nesta quinta-feira (13)


Presidente vai participar da transferência de terras da União para o Estado, além de dar início às obras do novo campus do Ifap, em Tartarugalzinho.  Lula chega ao Amapá nesta quinta-feira (13)
Reprodução/ CanalGov
Nesta quinta-feira (13) o presidente Luiz Inácio Lula da SIlva chega ao Amapá para cumprir uma série de compromissos. A visita está marcada para iniciar às 11h com a transferência de terras da União para o Estado, além do início das obras do novo campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap), em Tartarugalzinho. 
O anúncio da vinda de Lula foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) em suas redes sociais, na semana passada. A última visita do presidente ao Amapá ocorreu em dezembro de 2023, quando participou da entrega de mil unidades habitacionais em Macapá.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Transferência de terras
Parque Aeroportuário, próximo ao bairro do Infraero 2, na Zona Norte da capital.
Reprodução
De acordo com o Governo Federal, a área que deve ser repassada ao Estado se trata da Gleba Cumaú (Área J), onde atualmente há o bairro aeroportuário, próximo ao bairro do Infraero 2, na Zona Norte da capital. 
A expectativa é que os moradores que residem na área de maneira irregular sejam contemplados com a regularização fundiária e urbanização da região. A doação está marcada para às 11h.
Início das obras do Ifap 
Vista aérea da entrada de Tartarugalzinho, cidade cortada pela BR-156
John Pacheco/Arquivo g1
A visita de Lula também marca o início das obras do novo campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap) em Tartarugalzinho, município distante cerca de 230 quilômetros da capital. 
Em março de 2024, quando o Governo Federal anunciou a obra, o valor de investimento seria de R$ 25 milhões. O município está localizado na área central do Estado, conhecida como Região dos Lagos, que engloba os municípios de Calçoene, Amapá e Pracuúba.
Com a construção do novo Ifap a ideia é oferecer 1,4 mil vagas em cursos técnicos de nível médio e cursos superiores.
O instituto possui atualmente cinco unidades integradas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – campus Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande, Santana, Oiapoquee Pedra Branca do Amapari.
🔍Saiba também: nesta região já existe uma unidade da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), conhecido como Campus Região dos Lagos. 
Petróleo no Amapá 
Mapa com os Estados das Bacias da Margem Equatorial
Divulgação
Além da série de entregas, outro assunto que ganha força com a visita do presidente é a questão da exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá.
Isso porque, o presidente já se mostrou favorável à prática, mas pondera que a exploração só deve ser feita a partir de uma pesquisa. A declaração foi dada durante uma entrevista a uma rádio do Amapá nesta quarta-feira (12).
“Não é que eu vou mandar explorar [o petróleo], eu quero que ele seja explorado”, afirmou. “Agora, antes de explorar, nós temos que pesquisar”, completou Lula.
Para entender mais sobre o assunto leia: 
‘Quero que seja explorado, mas antes temos que pesquisar’, diz Lula sobre petróleo na Margem Equatorial do Amapá
Embarcações para contenção de óleo, aeronaves e unidade de fauna; veja como vai funcionar estrutura da Petrobras no Amapá
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.