Nasa acelera retorno de astronautas ‘presos’ no espaço; Saiba mais!

A Nasa anunciou, na terça-feira (11/02), que pode trazer de volta Butch Wilmore e Suni Williams — os dois astronautas que foram lançados no primeiro voo de teste tripulado da Boeing Starliner e permaneceram na Estação Espacial meses a mais do que o esperado — algumas semanas antes da data confirmada anteriormente.

A agência espacial disse que conseguiu ajustar o cronograma porque optou por trocar a cápsula SpaceX Crew Dragon que será usada na missão Crew-10, que agora está programada para ser lançada em 12 de março, “aguardando a prontidão da missão”.

A nova data pode antecipar os dias de retorno programado de Williams e Wilmore, já que a agência espacial havia dito anteriormente que estava mirando o final de março.

Os astronautas da Crew-10 devem chegar à Estação Espacial Internacional antes que Williams e Wilmore, que estão atualmente designados para a missão Crew-9, possam completar sua rotação no laboratório orbital e retornar à Terra.

A nave espacial da Crew-9, a Crew Dragon Freedom que está atualmente atracada na estação espacial, pode “retornar à Terra após um período de transferência de vários dias com a recém-chegada tripulação da expedição Crew-10”, de acordo com uma declaração da agência espacial dos EUA.

Anúncio

O anúncio foi feito depois que o CEO da SpaceX, Elon Musk, e o presidente Donald Trump semearam confusão sobre a situação dos astronautas da Starliner e tentaram reivindicar o crédito pelo retorno deles em uma cápsula da SpaceX — um plano que estava em vigor há meses, muito antes da eleição de Trump.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.