Abertura da exposição ‘Espectros de Amorosidade: entre marés e vazantes’ acontece nesta quinta (13)

A exposição Espectros de Amorosidade: entre marés e vazantes, da artista Khetllen da Costa, terá abertura no dia 13 de fevereiro, às 16h, e a visitação se mantém até o dia 14 de março, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (Praça XV de Novembro, 180, Centro – esquina com a R. Tiradentes), de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Com curadoria de Sandra Favero, a exposição é composta por livros de artistas, fruto de sua pesquisa poética em acervos públicos de Florianópolis e Manaus. Realizada com base nas coleções da Casa da Memória e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, na capital catarinense, e no Museu da Imagem e do Som do Amazonas, a artista propõe um olhar profundo sobre o apagamento e as invisibilidades históricas das mulheres afrodescendentes e indígenas.

Khetllen nasceu em Manaus/AM e pertence a uma família afro-indígena. A mulher é o ponto central de seu trabalho artístico, conectando-se com sua própria ancestralidade, vivências e narrativas autobiográficas. “Essas obras fazem parte da minha pesquisa de doutoramento em Artes Visuais e do pós-doutorado que realizei na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV). O tema central da pesquisa está na reconexão com minha ancestralidade afro-indígena, explorando o apagamento e a invisibilidade das mulheres afrodescendentes e indígenas nos arquivos históricos”, destaca a artista.

A produção poética de Khetllen da Costa foi impulsionada pela criação de representações que exaltam a subjetividade de mulheres afrodescendentes e indígenas, a partir de saberes ancestrais como o cultivo de plantas, o uso de chás e o tingimento natural. Para isso, a artista utiliza elementos da paisagem, seja por meio dos aspectos geográficos, seja pelas coletas de vegetais durante suas caminhadas pela ilha de Florianópolis. Além disso, traz trabalhos manuais aprendidos em sua casa com seus ancestrais, como costura, bordado e crochê.

Dessa forma, a artista utiliza esses procedimentos para trazer afetividade e valorização aos corpos não brancos de mulheres nas artes visuais, além de fortalecer o protagonismo da população afrodescendente e indígena na constituição da memória cultural deste Estado.

Serviço

Exposição: Espectros de Amorosidade: entre marés e vazantes, de Khetllen da Costa, com curadoria de Sandra Favero
Abertura: 13 de fevereiro de 2025, às 16h
Visitação: até 14 de março de 2025
Local: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (Praça XV de Novembro, 180, Centro – esquina com a R. Tiradentes)
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 12h às 18h

O post Abertura da exposição ‘Espectros de Amorosidade: entre marés e vazantes’ acontece nesta quinta (13) apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.