“É uma quebra de barreira”, diz jovem com deficiência que passou na UFSCar

Guilherme Isaque, 18, emocionou os internautas com o vídeo em que comemora aprovação na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). O jovem tem deficiência física devido a uma paralisia cerebral e passou no curso de ciências sociais por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

À CNN, o estudante de São Paulo falou sobre a importância de mais pessoas com deficiência (PCD) ingressarem na universidade e contou como foi sua preparação para o vestibular.

“É só assim [com mais PCDs na universidade] que a gente vai promover a diversidade. A gente vê tantos acadêmicos falando sobre PCD, mas a partir de uma visão médica ou uma visão mais religiosa. Mas e a gente? O que a gente tem a dizer sobre nós mesmos?“, comentou.

“Com a entrada de mais PCDs [na universidade], a gente acaba quebrando essa barreira de romantização. É uma quebra de barreira“.

Preparação para o Enem

O resultado vem depois de uma difícil preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Isaque contou que estudava em uma escola estadual integral e, depois que chegava em casa, estudava 5h por dia para a prova com um cursinho on-line disponibilizado pela escola.

“Foi um processo muito doloroso. Tinha dias que eu falava ‘não dá mais, não dá pra mim’. Cada dia tive que matar um gigante“, explicou. Apesar disso, o jovem conseguiu se organizar e teve uma rotina de “anotação, videoaula, exercício e redação”.

Além da organização, ele teve inspirações que o ajudaram a conquistar a vaga na universidade: João Paulo, seu irmão, e as professoras Amanda Santana e Elen Rodrigues.

“Eu tenho um irmão de 28 anos formado em biomedicina. Eu sempre o tive como uma figura paterna e, quando ele passou [na universidade], ele se tornou essa inspiração para mim“, disse.

Em relação às professoras, Isaque explicou que elas foram sua motivação. Amanda era educadora da educação especial quando ele estava no ensino fundamental e Elen era de uma ONG que o jovem participava. “Elas foram essenciais nessa minha trajetória, tanto na parte acadêmica como no desenvolvimento pessoal”, disse.

Agora, o estudante organiza com a família como será o futuro vivendo em outra cidade. Nesta semana, Isaque vai até São Carlos conhecer o campus da UFSCar.

5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais

Este conteúdo foi originalmente publicado em “É uma quebra de barreira”, diz jovem com deficiência que passou na UFSCar no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.