Avião faz pouso de emergência no Aeroporto de Sorocaba; Veja VÍDEO

Um avião particular precisou realizar um pouso de emergência sem o trem de pouso na manhã desta segunda-feira (10) no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP). Apesar do incidente, as quatro pessoas a bordo saíram ilesas.

A aeronave, um Twin Commander modelo 690D, prefixo PT-OQY, fabricada em 1985, aterrissou às 8h53. Durante a manobra, houve uma falha no trem de pouso, fazendo com que o avião deslizasse pela pista por aproximadamente 500 metros. O impacto causou um vazamento de combustível e um princípio de incêndio, que foi rapidamente controlado pelas equipes de emergência do aeroporto.

De acordo com informações da TV TEM, o avião decolou de Mandaguaçu (PR) com destino a Sorocaba. A bordo estavam o piloto, o copiloto e dois passageiros. Entre eles, “João Noma, dono de uma concessionária da Toyota em Maringá e proprietário do avião”. Ninguém ficou ferido no incidente.

O trem de pouso é um dos principais componentes de uma aeronave, responsável por absorver o impacto da aterrissagem e garantir a segurança do procedimento. Ele inclui rodas, pneus e freios, sendo projetado para suportar o peso da aeronave durante pousos e decolagens.

Por volta das 10h, o Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz confirmou que a pista precisou ser interditada para a remoção da aeronave, sem previsão imediata de liberação. O avião foi rebocado por volta do meio-dia, permitindo que as operações do aeroporto fossem retomadas.

Segundo registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Twin Commander 690D tem dois motores turbo-hélice e pode transportar até nove passageiros, com um peso máximo de decolagem de 4,8 mil kg. “A aeronave foi adquirida por João Noma em 2011”.

Outro incidente no aeroporto

Em 23 de dezembro do ano passado, um outro incidente foi registrado no mesmo aeroporto. Uma aeronave ficou presa em um buraco após o asfalto ceder na pista de decolagem. Ninguém ficou ferido, mas a pista precisou ser interditada temporariamente.

Na ocasião, a Rede VOA, responsável pela administração do aeroporto, informou que “a aeronave PS-MAK estava imobilizada no ponto de giro da cabeceira 19, no Aeroporto de Sorocaba”. Ainda segundo a empresa, “foi relatado que, durante os procedimentos para decolagem, a pista cedeu, resultando no afundamento parcial da aeronave”. A pista foi interditada até a remoção do avião.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.