Cadela Ákila já ajudou a GCM a apreender quase 17 mil porções de drogas em Itapetininga


Cadela atua há cinco anos no canil da Guarda Civil Municipal, onde passa por treinamentos, adestramentos, palestras e um descanso após o auxilio nas operações. Cadela do canil da GCM de Itapetininga (SP) é considerada a melhor da equipe
Prefeitura de Itapetininga/Divulgação
Ákila é uma cadela farejadora de seis anos de idade que faz parte do canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapetininga (SP). Em cinco anos, ela já auxiliou na apreensão de quase 17 mil porções de drogas no município.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Ákila atua juntamente às equipes da Guarda Municipal de Itapetininga, e rouba a cena nas fotos das apreensões de drogas. Ela aparece ao lado dos objetos apreendidos e aparenta estar sempre muito contente e orgulhosa do resultado de seu serviço.
A prefeitura informou que o canil da GCM conta com o auxílio de quatro cães farejadores treinados, mas Ákila é a mais experiente dos cães, chamada de 01 pela guarnição.
Assim como todo agente de segurança, ela possui uma rotina de trabalho e cuidados. No dia a dia, tem o período de descanso obrigatório, alimentação balanceada, e passa por treinamentos e adestramentos com os outros cães.
Além de servir na função de segurança do município, Ákila participa de demonstrações em escolas e outras organizações.
A prefeitura explicou que os treinamentos, para ela, não passam de uma brincadeira. Para melhorar o condicionamento, ela encontra, por meio de seu faro, os brinquedos escondidos contendo drogas dentro. Após localizados, ela é recompensada com petiscos.
De acordo com a Prefeitura de Itapetininga, a cadela passa regularmente por atendimento veterinário e a carteira de vacinação está em dia. Afinal, é preciso estar “em forma” para conseguir dar conta de tanto trabalho.
📈 Resultados
Segundo os dados compartilhados pela prefeitura, de 2020 a 2025, a cadela auxiliou na localização e apreensão de 177 tijolos de maconha, quatro armas de fogo, quase 2.800 porções de maconha, mais de 10 mil porções de cocaína e 3.453 porções de crack.
Ao todo, são quase 17 mil porções de drogas apreendidas somente com Ákila. A cadela, que tem seis anos de idade, está sob tutela de um adestrador que compõe a equipe da GCM. A aposentadoria de Ákila está prevista para quando ela alcançar os oito anos.
Ákila auxiliou na apreensão de quase 17 mil porções de drogas em Itapetininga (SP)
Prefeitura de Itapetininga/Divulgação
🐕‍🦺 Estrutura do canil
De acordo com o Executivo, a sede oficial do canil foi inaugurada no dia 25 de outubro de 2022. A base conta com uma estrutura de treino e adestramento dos cães, que são da raça belga malinois. Também tem um espaço amplo para atividades externas e baias para a acomodação dos animais.
A prefeitura também reforçou que a equipe é constantemente acionada por outras forças de segurança para apoio a operações, inclusive de outros municípios. Forças como Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Polícia Civil e GCMs requisitam a presença do canil em operações.
Canil da GCM de Itapetininga foi inaugurada em 2022
Prefeitura de Itapetininga/Divulgação
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.