Tipo de câncer do pai de Carlinhos Maia tem alto risco de mortalidade; saiba mais!

Carlinhos Maia retornou às redes sociais na tarde desta sexta-feira (30/08) para compartilhar mais detalhes sobre o diagnóstico de seu pai, Seu Virgilio, que foi revelado anteriormente em um vídeo emocionado. O influenciador contou que seu pai está com um tumor no pâncreas e explicou aos seguidores como será o tratamento para combater a doença.

“Meu pai vai ficar bem, ele é forte demais. Acabei desabando ontem, talvez pelo álcool, ou para dividir com vocês, que nos acompanham há tantos anos. Acredito demais na força da oração e na medicina. Por sorte, foi descoberto em um exame de rotina, que sempre nos preocupamos de que meus pais fizessem. Ele não sentia dor nem nada”, disse o milionário.

Carlinhos Maia afirmou que o câncer foi diagnosticado no pâncreas e felizmente, após exames, foi confirmado que não se espalhou para outros órgãos. “Graças a Deus, não se espalhou, justamente porque foi descoberto no início. Por isso é tão importante ir ao médico mesmo que não esteja sentindo nada”.

De acordo com dados do Instituto Vencer o Câncer — Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Antonio Carlos Buzaid e Fernando Cotait Maluf —, o câncer de pâncreas é um tumor silencioso. Sua alta taxa de mortalidade ocorre principalmente porque mais de 50% dos pacientes só descobrem a doença quando ela já apresenta metástase, o que reduz as opções de tratamento e as chances de cura.

“Uma minoria vai se apresentar com doença localizada ou localmente avançada, quando saiu do pâncreas e foi para os gânglios. De forma geral, a chance de cura do paciente com câncer de pâncreas é de 10%, sendo considerado cura estar vivo em cinco anos. Esse índice aumenta e chega a quase 40% quando o diagnóstico é precoce e cai para virtualmente 0% com metástase ao diagnóstico”, explicou o oncologista Ricardo Carvalho, à Quem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.