Goya 2025: Walter Salles dedica prêmio a Eunice Paiva; leia o discurso

O filme “Ainda Estou Aqui” venceu o Goya 2025, neste sábado (8), na categoria de Melhor Filme Ibero-americano. Em seu discurso, o diretor Walter Salles, 68, agradeceu a Eunice Paiva, advogada e símbolo da luta contra a ditadura militar no Brasil, cuja história inspirou o filme.

Ela é interpretada por Fernanda Torres na produção. Salles não esteve presente na cerimônia, pois estava em Los Angeles para uma sessão especial de “Central do Brasil” na American Cinematheque, mas foi representado no “Oscar da Espanha” pelo cantor uruguaio Jorge Drexler, que leu seu discurso.

Drexler colaborou com o diretor em “Diários de Motocicleta” (2005), filme pelo qual venceu o Oscar de Melhor Canção Original com “Al Otro Lado Del Rio”. Veja e leia o discurso na íntegra:

“Estou profundamente grato à Academia e a todos os acadêmicos por esta grande honra. Este prêmio é muito especial para nós, não apenas por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado, mas também pelo respeito e admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, e pela cinematografia espanhola, desde [Luis] Buñuel, além de muitos cineastas que influenciaram minha formação”, iniciou ele.

“O fato de Jorge nos representar neste momento torna minha emoção ainda maior. Continuamos na mesma margem do rio. ‘Ainda Estou Aqui’ é um filme sobre a memória de uma família durante a longa noite da ditadura militar no Brasil, que se entrelaça com a memória do meu país.”

Drexler continuou: “Gostaria de dedicar este prêmio ao cinema brasileiro como um todo, a Eunice Paiva, Marcelo Rubens Paiva e toda a sua família, além de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.”

Por fim, o discurso fez menção a outros grandes nomes do cinema espanhol: “E, já que estamos falando de memória, gostaria de agradecer aos grandes cineastas que nos proporcionaram o privilégio de nos apaixonarmos pela extraordinária atriz que foi Marisa Paredes. Entre eles, os mestres Pedro Almodóvar, Fernando Trueba e Arturo Ripstein. Agradeço a todos e um muito obrigado, Granada!”

“Ainda Estou Aqui” vence prêmio Goya 2025

“Ainda Estou Aqui”: conheça história que inspirou o filme

Este conteúdo foi originalmente publicado em Goya 2025: Walter Salles dedica prêmio a Eunice Paiva; leia o discurso no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.