Saia como a polêmica da planilha dos influencers atinge o mercado

A viralização de uma planilha sobre influenciadores digitais recentemente chamou atenção para a imaturidade no mercado de publicidade. Com ela, especialistas alertam sobre a necessidade de profissionalização dos influenciadores e o entendimento das marcas sobre os resultados de cada tipo de criador de conteúdo. As informações são do g1.

A planilha, que circulou nas redes sociais, contém avaliações anônimas de agências sobre influenciadores como Anitta, Ivete Sangalo, Gil do Vigor e Jade Picon. Muitos receberam críticas, acusando falta de profissionalismo e atraso nas entregas. A repercussão fez com que influenciadores se pronunciassem, defendendo-se ou pedindo desculpas, como foi o caso de Rafa Uccman e Malu Borges, que comentou: “todo feedback é válido”.

Planilha mostra maturidade do mercado

Especialistas como Mariana Munis de Farias destacam que a planilha expôs a imaturidade entre influenciadores, marcas e agências. Para as marcas, existe uma falta de compreensão sobre as diferenças entre os influenciadores grandes e nichados, que trazem resultados distintos. Já os influenciadores, muitas vezes, não têm a profissionalização necessária e ainda formam equipes pouco qualificadas.

A planilha revelou problemas já discutidos nos bastidores, como a relação conflituosa entre agências e influenciadores. Para Rafael Terra, a exposição pública desses dados cria uma pressão para os influenciadores melhorarem sua atuação, já que sua reputação é vital. A opinião pública agora tem mais acesso a essas informações, o que pode acelerar mudanças importantes no setor.

Outro ponto importante levantado pela planilha é a diferença entre as métricas de “vaidade” e de engajamento. Influenciadores grandes, com milhões de seguidores, podem gerar visibilidade, mas nem sempre convertem isso em vendas. Já os influenciadores nichados, com audiências mais fiéis, tendem a gerar resultados mais concretos, como vendas. Alessandra Marassi, especialista em comunicação, recomenda que as marcas compreendam esses tipos de métricas antes de investir.

O impacto da planilha pode acelerar a profissionalização e melhorar a relação entre influenciadores e marcas. Com mais dados disponíveis sobre o comportamento dos influenciadores, agências e empresas devem repensar suas estratégias para focar em resultados mais concretos e duradouros, além de respeitar os prazos e demandas dos criadores de conteúdo.

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