SAC promove emissão da nova carteira de identidade em escola de Feira de Santana


Alunos da Escola Professora Ana Angélica Vergne de Morais receberão gratuitamente o SAC Itinerante entre os dias 10 e 14 de fevereiro; atendimento será gratuito e ocorrerá das 8h às 17h. SAC promove emissão da nova carteira de identidade em escola de Feira de Santana
Divulgação/Ascom SAC
A Escola Professora Ana Angélica Vergne de Morais, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, será um dos locais que receberá gratuitamente o SAC Itinerante entre os dias 10 e 14 de fevereiro, oferecendo aos alunos da rede pública a oportunidade de emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O atendimento será gratuito e ocorrerá das 8h às 17h.
A ação, que vai acontecer durante a Jornada Pedagógica, visa facilitar o acesso à primeira via da CIN. Para ser atendido, é preciso fazer um agendamento prévio na própria escola, localizada no bairro Campo Limpo. O serviço será realizado em parceria com a Secretaria da Educação (SEC) e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM).
Documentação necessária e benefícios
A primeira via da CIN é gratuita, e para fazer o documento, o aluno deve apresentar:
certidão de nascimento;
ou certidão de estado civil (original e cópia simples, caso a certidão esteja plastificada).
A CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. A versão digital da CIN estará disponível no portal Gov três dias após a impressão.
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Além disso, a nova certeira de identidade tem validade diferenciada de acordo com a faixa etária: 5 anos para crianças de até 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.
De acordo com Bruno Fróes, diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), “a emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional, incluindo uma versão digital, integrado a órgãos federais”.
SAC promove emissão da nova carteira de identidade em escola de Feira de Santana
Divulgação/Ascom SAC
A ação busca promover também a inclusão social, favorecendo o acesso dos jovens a diversos benefícios. Luciana Menezes, chefe de gabinete da SEC, destaca que “essa iniciativa não apenas facilita o acesso dos estudantes à nova carteira de identidade, mas também reforça a importância de oferecer serviços essenciais diretamente às comunidades escolares”.
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O SAC Itinerante continuará sua jornada em outras escolas da Bahia: Pedro Paulo Marques e Marques, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, e Padre Luís Soares Palmeira, em Vitória da Conquista.
Para mais informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial e o site institucional do SAC, além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).
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