BC do México corta juros, com melhora em inflação, mas alerta para tarifas

O Banco Central do México (Banxico) cortou a taxa básica de juros em 50 pontos-base (pb), de 10% para 9,50% ao ano. Quatro membros votaram por essa redução, enquanto um preferiu um corte menor, de 25 pb. Na reunião anterior, a opção foi por uma redução de taxas de 25 pontos-base.

Em comunicado, o Banxico afirmou que houve “significativo avanço na resolução do episódio inflacionário” e previu que o ambiente deve permitir que a instituição siga com o ciclo de redução da dos juros básicos, embora ainda em uma “postura restritiva”.

A instituição espera continuar ajustando a política e deve considerar cortes na taxa básica na mesma magnitude nas próximas reuniões.

O banco também “levará em conta os efeitos da fraqueza da atividade econômica, bem como o impacto da política monetária restritiva mantida até o momento sobre a evolução da inflação no horizonte de política monetária”.

Apesar disso, o Banxico alertou que os anúncios de políticas de tarifas do novo presidente dos Estados Unidos, de Donald Trump, aumentaram a incerteza nas projeções.

“Sua implementação pode gerar pressões inflacionárias em ambos os lados do balanço de riscos”, acrescentou a instituição.

Quatro novos bilionários surgiram por semana em 2024, diz Oxfam

Este conteúdo foi originalmente publicado em BC do México corta juros, com melhora em inflação, mas alerta para tarifas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.