Flávio Bolsonaro provoca perda da Previ com boné: “Rombo é dos brasileiros”

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ironizou, nesta quinta-feira (6), nas redes sociais, a perda de R$ 14 bilhões da Previ. O parlamentar utilizou a “Guerra dos Bonés” para mandar o recado.

No X (antigo Twitter), o senador publicou a imagem de um boné azul com os dizeres: “o rombo de 14 bilhões da Previ é dos brasileiros”. No último sábado (1º), ministros e parlamentares da base do governo foram ao Congresso Nacional para a eleição da Câmara e do Senado, com o acessório na cor azul, no qual estava escrito: “o Brasil é dos brasileiros”.

“A tara do PT em roubar o futuro de pensionistas, pensionistos e pensionistes não tem limites! Amigues, deixem os fundos de pensão em paz!”, escreveu Flávio Bolsonaro na legenda.

Nesta quarta-feira (5), o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a abertura de uma auditoria, em caráter de urgência, sobre a gestão da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).

De acordo com o ministro Walton Alencar Rodrigues, ao fazer o pedido, relatou “gravíssimas preocupações”.

Alencar Rodrigues afirmou ainda que, entre os meses de janeiro e novembro de 2024, o “Plano 1” da Previ “acumulou prejuízo” de aproximadamente R$ 14 bilhões.

A CNN tenta contato com Flávio Bolsonaro para se manifestar sobre o assunto.

“Guerra dos Bonés”

A “guerra” teve início no Congresso Nacional, com os ministros utilizando os adereços.

O acessório também foi utilizado pelo presidente Lula, que publicou uma foto com o boné azul. Os deputados contrários ao governo atribuem a ideia ao novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Sidônio Palmeira.

O movimento foi alvo de críticas por parte da oposição. Na segunda-feira (3), primeiro dia dos trabalhos legislativos após o recesso, a sessão solene de abertura do ano foi tomada por parlamentares utilizando bonés, com trocas de farpas.

A oposição aderiu ao acessório, só que com dizeres que apoiavam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Comida barata novamente – Bolsonaro 2026”, traziam escrito em bonés nas cores verde e amarelo.

O novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pareceu não apoiar a troca de farpas.

“Boné serve para proteger a cabeça, não para resolver os problemas do país”, publicou na conta do X (antigo Twitter).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Flávio Bolsonaro provoca perda da Previ com boné: “Rombo é dos brasileiros” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.