Prefeitura de SP anuncia programa de segurança com GCMs em escolas

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou um projeto-piloto de reforço à segurança escolar com a presença de Guardas Civis Metropolitanos. A medida teve início na quarta-feira (5), data que marcou o retorno das aulas na rede municipal.

Com a medida, dois agentes da GCM ficarão a postos em 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s). Os profissionais vão permanecer no ambiente escolar em todos os dias do ano letivo e durante o período de funcionamento. Além disso, os agentes também vão realizar o trabalho de segurança e vigilância patrimonial.

“É um projeto que tem toda a condição de dar uma melhor sensação de segurança não apenas na escola, mas para toda a comunidade”, afirmou o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando

Segundo a prefeitura, as unidades foram escolhidas considerando critérios de vulnerabilidade e registro de ocorrências, com base nos dados do Gabinete Integrado de Proteção Escolar.

A gestão municipal afirmou que todas as 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) foram contempladas com o programa.

“Vamos começar em 20 escolas e tenho certeza de que essa ação dará mais segurança a todos. Além disso, a escola tem câmeras ligadas ao nosso Programa Smart Sampa”, destacou Nunes.

Além da presença de agentes nas escolas, a prefeitura informou que a Guarda Civil Metropolitana desenvolve um Programa de Proteção Escolar, para garantir um ambiente escolar seguro.

O principal ponto deste programa é a análise dos índices de vulnerabilidade das unidades escolares. A partir disso, cada centro educacional recebe policiamento em horários e pontos estratégicos. Nas unidades de maior prioridade, o policiamento é fixo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Prefeitura de SP anuncia programa de segurança com GCMs em escolas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.