Análise: Manifestação de Trump sobre Gaza pode ser estratégia de negociação

A recente declaração de Donald Trump sobre os Estados Unidos assumirem o controle da Faixa de Gaza gerou uma onda de críticas de líderes mundiais, incluindo autoridades palestinas e membros do Hamas.

A proposta, feita durante uma entrevista do ex-presidente americano com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, acrescentou tensão a uma região já profundamente afetada pelo conflito.

Fernanda Magnotta, analista de internacional da CNN, ofereceu uma perspectiva sobre a controversa sugestão de Trump durante o CNN 360° desta quarta-feira (5).

“Isso pode sem dúvida ser tratado meramente como uma bravata, mas pode ser mais do que isso”, afirmou Magnotta. “A gente não pode descartar a possibilidade de que Trump esteja usando isso como uma estratégia de negociação.”

Estratégia de negociação ou teste de limites?

A analista destacou que a proposta de Trump poderia ser interpretada como uma tentativa de testar as instituições e parceiros envolvidos no conflito.

Magnotta mencionou conceitos como “ancoragem” e “janela de Overton”, termos frequentemente utilizados no mundo político para descrever táticas de negociação que envolvem propostas inicialmente radicais.

“Ao propor uma medida radical, [Trump pode estar tentando] reorganizar as condições de barganha e, a partir disso, conseguir emplacar medidas mais palatáveis”, explicou Magnotta.

Ela ressaltou que o ex-presidente americano é conhecido por suas abordagens de negociação imprevisíveis.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Manifestação de Trump sobre Gaza pode ser estratégia de negociação no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.