Simona Halep, ex-número 1 do mundo, anuncia aposentadoria do tênis

A duas vezes campeã de Grand Slams e ex-número 1 do mundo Simona Halep anunciou sua aposentadoria do tênis. A romena fez o anúncio no Transylvania Open em Cluj, na Romênia, nesta terça-feira (4), após perder sua partida pela primeira rodada contra Lucia Bronzetti por 6-1, 6-1.

“É muito difícil alcançar aquele nível, e eu sei o que é preciso para chegar lá”, disse Halep ao se dirigir aos torcedores após sua derrota, segundo a AP. “Por isso eu quis estar aqui hoje, em Cluj, para jogar diante de vocês e dizer adeus na quadra de tênis, mesmo que minha performance não tenha sido ótima.”

Halep tem lutado contra lesões desde seu retorno às quadras no ano passado após cumprir suspensão por doping. A atleta de 33 anos recebeu uma suspensão de quatro anos em setembro de 2023 após testar positivo para a substância proibida Roxadustat no US Open de 2022.

Halep manteve o discurso de que as violações antidoping não foram intencionais e, em março do ano passado, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) concordou e reduziu a suspensão retroativa para nove meses, liberando a bicampeã de Grand Slams para retornar ao esporte.

Na mesma época em que Halep recebeu sua suspensão, a Agência Internacional de Integridade do Tênis também anunciou que ela estava sendo acusada de ter irregularidades em seu Passaporte Biológico do Atleta (ABP), que é projetado para monitorar variáveis biológicas selecionadas de um atleta ao longo do tempo. O CAS rejeitou essa acusação.

Antes de sua suspensão, no entanto, Halep desfrutou de uma carreira bem-sucedida que incluiu 24 títulos individuais WTA e 64 semanas como número 1 do mundo no tênis feminino. Ela conquistou seu primeiro Grand Slam em 2018 com o título de Roland Garros, antes de garantir seu segundo em Wimbledon, em 2019.

Sua vitória em Wimbledon veio após uma partida dominante contra Serena Williams na final, na qual ela cometeu apenas três erros não forçados antes de encerrar o jogo em menos de uma hora. Na época, ela considerou essa a melhor performance de sua carreira.

“Para ser competitiva novamente requer muito mais, e neste momento, não é mais possível”, acrescentou Halep na terça-feira. “Não quero chorar. Isso é algo bonito. Alcancei o número 1 do mundo. Ganhei Grand Slams; é tudo que eu sempre quis.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Simona Halep, ex-número 1 do mundo, anuncia aposentadoria do tênis no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.