Internada, Preta Gil faz alerta no Dia Mundial do Combate ao Câncer

No Dia Mundial do Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, a cantora Preta Gil fez um apelo pela conscientização sobre a doença. Em recuperação de uma cirurgia de 21 horas para a retirada de tumores, ela usou suas redes sociais para destacar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.

Diretamente do hospital, Preta Gil chamou a atenção para o estigma que ainda envolve o câncer e como isso impacta negativamente o enfrentamento da doença. “Um dos grandes problemas que a gente enfrenta no combate ao câncer é o estigma. Esse estigma faz com que muita gente não se cuide, não busque ajuda e tenha preconceito com a doença”, afirmou a artista. Ela ressaltou que essa visão ultrapassada leva a diagnósticos tardios, reduzindo as chances de um tratamento eficaz.

A cantora também compartilhou sua experiência pessoal, contando que demorou a procurar atendimento médico por acreditar que seus sintomas eram apenas reflexo do cansaço e do estresse do dia a dia. “Eu fui culpando diversas coisas: no cansaço, estresse… Não! Muitas vezes já é a doença se manifestando, e a gente perde a chance de iniciar um tratamento precoce”, alertou.

Diagnóstico precoce

Além de reforçar a importância de identificar a doença o quanto antes, Preta Gil destacou a necessidade de adotar hábitos saudáveis para reduzir os riscos. Ela alertou que fatores como tabagismo, sedentarismo e consumo excessivo de álcool podem aumentar a vulnerabilidade ao câncer. A artista incentivou seus seguidores a se informarem mais sobre a doença e a combaterem o preconceito em torno dela.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Preta Gil (@pretagil)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.