Quanto tempo sem treinar afeta os ganhos? Entenda como retomar a rotina

A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que todo adulto pratique de 150 a 300 minutos de atividades físicas moderadas minutos por semana. Embora a importância de se manter o corpo em movimento seja de conhecimento geral, ainda assim, muitas pessoas acabam deixando os treinos de lado – seja por um tempo ou, às vezes, para sempre.

Mas o que causa a desistência dos exercícios físicos? E quais são as consequência para o corpo quando paramos de treinar? Entenda a seguir.

O que faz uma pessoa parar de praticar exercícios físicos?

Segundo estudo publicado na Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, a falta de tempo é consistentemente apontado em outros estudos científicos como o principal fator para o abandono da prática de exercícios físicos. Além desse motivo, outros fatores levam a população a desistir de treinar em academias no país, como a distância entre a academia e a sua casa e a falta de motivação.

Em quanto tempo o corpo sente os impactos da pausa?

Segundo Anderson Téu, educador físico e personal trainer da rede Academia Gaviões, os prejuízos começam a surgir entre quatro e 12 semanas de inatividade, dependendo do objetivo trabalhado. “As perdas podem ser percebidas na capacidade respiratória, desenvolvimento muscular, trabalho de força e resistência”, comenta o profissional.

Téu explica que fatores como a capacidade cardiorrespiratória pode ser perdida com quatro semanas de inatividade; massa muscular, com duas a quatro semanas sem exercícios. “E isso vai aumentando gradativamente, até que a pessoa fique totalmente descondicionada e perca ao longo de doze semanas o projeto adquirido, relativizando a memória celular e resistência conquistada.”

Como amenizar as perdas

O processo de perda de capacidade de condicionamento é igual para todas as pessoas, explica Téu. Porém, alguns fatores do próprio organismo e comportamento da pessoa podem atenuar as perdas.

“Assim como podemos avaliar a evolução nos ganhos, é possível observar e mensurar o período de descontinuidade de atividades. O que determina a diferença nessa questão é o histórico de pessoas supertreinadas, que têm uma vantagem quando entram em sedentarismo, tendo um leve retardo na diminuição de massa muscular (…) Se ela teve um bom tempo de treinamento no passado, terá uma vantagem tendo em vista sua coordenação e capacidade de recomposição física.”


Anderson Téu, educador físico

Além disso, a idade deve ser considerada, uma vez que o processo se torna mais moroso quando se decide tardiamente a retomada das atividades. A alimentação é outro fator primordial pela qualidade de nutrientes e vitaminas que serão sintetizadas pelo corpo.

Téu também aponta para algumas ações que ajudam a diminuir os danos. “Existe a situação em que o indivíduo, por motivo de força maior, seja obrigado a ficar inativo. Para isso, uma opção são os exercícios livres, de curta execução, utilizando pouco espaço em sua casa, hotel, praças e outros locais para ativar sua força e condicionamento.”

Como voltar a treinar de forma segura

A retomada das atividades físicas depois de um tempo parado deve ser feita com acompanhamento profissional, por meio de um plano de readaptação que respeite os limites do corpo, orienta Téu. O ideal é começar com cargas leves e volumes reduzidos, evitando frustrações e promovendo uma evolução gradual.

José Adeirton, educador físico e personal trainer da mesma rede de academias, reforça que o mais importante nesse momento é respeitar as necessidades do corpo. “Demora um pouco até que ele esteja novamente adaptado ao treino. Não tenha pressa, descanse e se alimente bem; logo vai perceber os resultados voltando”, comenta.

De acordo com o personal, em média duas semanas, a memória muscular é ativada e é possível treinar normalmente.

Por fim, é essencial considerar fatores individuais, como o uso de medicamentos ou condições médicas que possam limitar os movimentos. Apenas um profissional capacitado pode planejar uma rotina personalizada e segura, garantindo a qualidade do atendimento e os resultados desejados.

Exercícios no home office: como se mexer e evitar dores

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quanto tempo sem treinar afeta os ganhos? Entenda como retomar a rotina no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.