Grammy 2025: brasileiros levam prêmio por produzir álbum de Beyoncé

Embora o Brasil não tenha saído vitorioso do Grammy 2025, dois brasileiros levaram gramofones dourados para casa por sua participação no “Cowboy Carter”, disco de Beyoncé que venceu a categoria de Álbum do Ano.

Dani Pampuri e Matheus Braz estavam dentre os indicados ao prêmio, ambos creditados como engenheiros do álbum. Com a vitória do álbum de country de Beyoncé, os dois também levam seu próprio Grammy.

Nas redes sociais, os dois comemoraram: Dani Pampuri publicou um vídeo celebrando a vitória durante o evento, enquanto Matheus fez um post com a legenda: “Fico feliz em fazer parte desta equipe!”.

Os engenheiros são as pessoas responsáveis por gravar e mixar o som de um projeto. São eles que operam e supervisionam o equipamento durante a gravação e colaboram com o artista e os produtores para fazer com que o som das músicas fique como o planejado.

Segundo as regras da premiação, os engenheiros recebem uma estatueta do Grammy nas categorias que premiam álbuns quando trabalham em 51% ou mais do tempo de reprodução do álbum finalizado.

Trabalhos brasileiros foram indicados, mas não venceram

Dentre os quatro trabalhos brasileiros indicados ao prêmio, nenhum deles levou um Grammy.

Anitta perdeu o prêmio da categoria de Melhor Álbum de Pop Latino pelo “Funk Generation” para Shakira, que disputava com o disco “Las Mujeres Ya No Lloran”. Essa foi a primeira vez que a artista, que já havia sido indicada ao prêmio de Artista Revelação em 2023, concorreu na categoria.

O cantor Milton Nascimento, 82, perdeu o prêmio de Melhor Álbum Vocal de Jazz no Grammy Awards 2025. O artista disputava contra os discos “Journey in Black” de Christie Dashiell, “Wildflowers Vol. 1” de Kurt Elling e Sullivan Fortner, “My Ideal” de Catherine Russell e Sean Mason e “A Joyful Holiday” de Samara Joy, que acabou vencendo a categoria.

A cantora Eliane Elias — que já recebeu seis indicações ao prêmio e levou dois para casa — concorria com o trabalho “Time and Again” como Melhor Álbum Latino de Jazz. Na mesma categoria, o violinista brasileiro Hamilton de Holanda foi indicado pela primeira vez com o álbum “Collab”, em parceria com o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba. Os dois foram batidos pelo álbum “Cubop Lives!”, de Zaccai Curtis.

Grammy 2025: conheça “Funk Generation”, álbum da indicação de Anitta

Este conteúdo foi originalmente publicado em Grammy 2025: brasileiros levam prêmio por produzir álbum de Beyoncé no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.