Veja como deve ficar o clima após semana chuvosa no país

Após o registro de um fim de janeiro chuvoso, o clima na próxima semana será marcado por ondas de calor e mais chuvas em diferentes regiões do Brasil. As informações são da Climatempo.

Segundo a previsão, uma nova onda de calor, que já começou neste domingo (2), deve se estender até a próxima sexta-feira (7). Durante esse período, as temperaturas, que já são elevadas nesta época do ano, subirão ainda mais, bem acima da média climatológica de fevereiro, que já é elevada.

Em regiões do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul as temperaturas devem ficar até 5°C acima do normal por pelo menos cinco dias, caracterizando uma onda de calor clássica.

influência do La Niña contribuirá para o cenário com temperaturas elevadas e chuvas intensas, além de facilitar a passagem de frentes frias.

As chuvas serão mais volumosas em São Paulo, sul de Minas Gerais e centro-sul fluminense, enquanto o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo apresentarão calor e pouca chuva.

Conforme a previsão, embora a massa de ar quente tenda a inibir a formação de nuvens e chuvas, o período ainda é de verão e há bastante umidade disponível na atmosfera. Por isso, pancadas isoladas de chuva devem ocorrer principalmente no período da tarde e noite.

Região Norte deve apresentar precipitações regulares, principalmente no AmazonasRoraima, oeste e sul paraense, devido aos fluxos de umidade. Mais chuvas são esperadas para o Amapá e o norte do Pará, enquanto o Tocantins tem expectativa para aguaceiros, mas sem grandes excessos pluviométricos.

Na Região Nordeste, o norte maranhense, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte receberão maior quantidade de chuvas. O litoral leste terá precipitações regulares, porém com baixo volume. A elevada temperatura do oceano Atlântico pode ocasionar episódios de chuva intensa nas capitais nordestinas.

Impactos do La Niña

O fenômeno La Niña continuará influenciando o clima no Brasil durante o mês de fevereiro. Esse fenômeno climático contribui para o aumento das chuvas no Centro-Oeste e temperaturas mais elevadas no Sul. A persistência do La Niña reforça a previsão de um fevereiro com condições climáticas distintas em diferentes regiões do país.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja como deve ficar o clima após semana chuvosa no país no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.