Oscar: conheça títulos que concorrem a Melhor Filme e Filme Internacional

A produção brasileira “Ainda Estou Aqui” fez história ao ser indicada ao Oscar de Melhor Filme e Filme Internacional, sendo a primeira vez que o Brasil concorre ao prêmio máximo de Hollywood.

Ao longo dos anos, no entanto, títulos de outros países alcançaram o mesmo feito. Com apenas um deles se consagrando como o grande vencedor das duas categorias.

Veja abaixo filmes que indicados ao Oscar de Melhor Filme e Filme Internacional

  • “Z” em 1970

Vencedor do Melhor Filme Internacional do Oscar de 1970, o filme argelino também concorreu ao principal prêmio da noite, além de Melhor Direção (Costa-Gavras), Roteiro Adaptado e Edição, que também ganhou.

Sinopse: Ambientado na Grécia da década de 1960, o assassinato de um deputado oposicionista em meio a um protesto acobertada por políticos e policiais e o caso vai parar na Justiça.

Elenco: Yves Montand, Jean-Louis Trintigant

  • “A Vida É Bela” em 1999

Vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional, Ator (Roberto Benigni) e Trilha Sonora (Drama), a produção italiana também concorria nas categorias de Melhor Filme, Direção (Roberto Benigni), Roteiro Original e Edição.

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele precisa usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência ao redor.

Elenco: Roberto Benigni, Nicoletta Braschi, Marisa Paredes

  • “O Tigre e o Dragão” em 2001

O filme chinês levou quatro estatuetas na cerimônia de 2001: Melhor Filme Internacional, Fotografia, Direção de Arte e Trilha Sonora. Mas também foi indicado a Melhor Filme, Direção (Ang Lee), Roteiro Adaptado, Edição, Figurino e Canção Original.

Sinopse: Na dinastia chinesa Qing do século 19, um guerreiro entrega sua espada à amante para que a leve a um lugar seguro, mas a arma é roubada, e assim começa uma grande perseguição para encontrá-la.

Elenco: Michelle Yeoh, Zhang Ziyi, Chow Yun-fat

  • “Amor” em 2013

O filme francês recebeu cinco indicações ao Oscar, entre elas de Melhor Filme, mas levou apenas a estatueta de Melhor Filme Internacional.

Sinopse: Georges e Anne são dois idosos apaixonados pela arte e, principalmente, um pelo outro. Os desafios da terceira idade afetam sua forma de viver e o modo como se relacionam com a filha.

Elenco: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert

  • “Roma” em 2019

Das 10 indicações, entre elas a de Melhor Filme, o título mexicano ganhou três: Melhor Filme Internacional, Direção (Alfonso Cuarón) e Fotografia.

Sinopse: Cleo é empregada de Antonio e Sofía e ajuda a família a cuidar de seus quatro filhos na Cidade do México dos anos 1970. As complicações logo surgem quando Antonio de repente foge com sua amante e Cleo descobre que está grávida.

Elenco: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Diego Di Cort

  • “Parasita” em 2020

A produção sul-coreana foi o primeiro filme de língua não-inglesa a ganhar o prêmio máximo de Hollywood, além de ter também vencer Melhor Filme Internacional. Entre outros prêmios na noite, estão: Melhor Direção (Bong Joon-Ho) e Roteiro Original.

Sinopse: A família de Ki-taek está tida desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado. Por obra do acaso, ele começa a dar aulas de inglês para uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrar na casa, um a um. 

Elenco: Song Kang-ho, Sun-Kyun Lee, Cho Yeo-jeong

  • “Drive My Car” em 2022

Vencedor de Melhor Filme Internacional, a produção japonesa também foi indicada a Melhor Filme, Direção (Ryusuke Hamaguchi) e Roteiro Adaptado.

Sinopse: Yusuke é um ator idoso e viúvo que procura um motorista. Ao receber a indicação de Misaki, uma jovem de 20 anos, ele tem suas dúvidas iniciais, mas uma relação muito especial se desenvolve entre os dois.

Elenco: Hidetoshi Nishijima, Toko Miura, Masaki Okada

  • “Zona de Interesse” em 2024

Além de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, tendo ganhado a segunda categoria, o filme britânico também foi indicado a Melhor Direção (Jonathan Glazer), Roteiro Adaptado e Som, que lhe garantiu mais uma estatueta.

Sinopse: Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig desfrutam de uma vida aparentemente comum e bucólica, em uma casa com jardim. Mas, por trás da fachada de tranquilidade, a família vive, na verdade, ao lado do campo de concentração de Auschwitz.

Elenco: Christian Friedel, Sandra Hüller, Lilli Falk

  • “Ainda Estou Aqui” em 2025

Pela primeira vez na história, um filme brasileiro foi indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Internacional. O Oscar 2025 também indicou Fernanda Torres ao prêmio de Melhor Atriz. A cerimônia está marcada para o dia 2 de março.

Sinopse: a família Paiva  vive à beira da praia em uma casa no Rio de Janeiro Um dia, Rubens Paiva, é levado por militares à paisana e desaparece. Com isso, a matriarca Eunice é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.

Elenco: Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro

  • “Emilia Pérez” em 2025

Líder de indicações da edição, o filme francês concorre nas duas categorias, além de outras 11.

Sinopse: Rita trabalha em um escritório de advocacia mais interessado em lavar dinheiro do que em servir a lei. Para sobreviver, ela ajuda um chefe do cartel a sair do negócio para que ela possa finalmente se tornar a mulher que sempre sonhou ser.

Elenco: Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña, Selena Gomez

Veja abaixo os títulos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025

Oscar: veja últimos 10 vencedores de Filme Internacional

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oscar: conheça títulos que concorrem a Melhor Filme e Filme Internacional no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.