PL toma medida após Carla Zambelli ter mandato cassado

A cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL), se mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode causar a perda de cadeira de mais colegas de partido na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Isso porque, se cassada em última instância, os votos recebidos por Zambelli serão anulados e haverá uma nova totalização para sua vaga no Parlamento, conforme informou o Tribunal Regional Eleitoral paulista. E, com a retotalização de votos, o cenário eleitoral pode mudar.

A parlamentar também foi declarada inelegível por oito anos, contados a partir das eleições de 2022, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

A ação que levou à decisão foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e começou a ser julgada no ano passado. O processo havia sido suspenso em dezembro após a juíza Maria Cláudia Bedotti solicitar mais tempo para análise.

PL se pronuncia

O partido também publicou uma nota, expressando ‘solidariedade à deputada federal’.

Confiamos no trabalho e na trajetória da parlamentar, que sempre defendeu com coragem e dedicação os valores que representamos”, escreveram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.