Frio, calor e chuva: veja a previsão do tempo para fevereiro em todo Brasil

O clima em fevereiro de 2025 será marcado por ondas de calor, ondas de frio e fortes chuvas em diferentes regiões do Brasil. As informações são da Climatempo.

A influência do La Niña contribuirá para o cenário com temperaturas elevadasprecipitações intensas, além de facilitar a passagem de frentes frias. Previsões indicam temperaturas acima da média e risco de temporais e passagens de frente fria.

Uma nova onda de calor atingirá a Região Sul em fevereiro, elevando as temperaturas. Essa nova onda deve intensificar ainda mais as altas temperaturas, demandando atenção redobrada da população para o risco de chuvas intensas.

Impactos do La Niña

O fenômeno La Niña continuará influenciando o clima no Brasil durante o mês de fevereiro. Esse fenômeno climático contribui para o aumento das chuvas no Centro-Oeste e temperaturas mais elevadas no Sul. A persistência do La Niña reforça a previsão de um fevereiro com condições climáticas distintas em diferentes regiões do país.

Veja o mapa


• Climatempo

No Rio Grande do Sul, fevereiro apresenta escassez de precipitação, com aguaceiros esporádicos. Já o interior do Paraná e de Santa Catarina pode registrar volumes pluviométricos superiores à média. Sistemas frontais podem ocasionar chuvas torrenciais no litoral catarinense e paranaense. A área terá precipitação abundante devido aos fluxos de umidade e à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), com eventos previstos na segunda metade do mês.

As chuvas serão mais volumosas em São Paulo, sul de Minas Gerais e centro-sul fluminense, enquanto o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo apresentarão calor e pouca chuva, porém com possibilidade de ZCAS.

Fevereiro começa com mais chuva forte no Centro-Oeste. A previsão indica volumes significativos de precipitação, com risco de temporais.. A região já tem histórico de fortes chuvas nesse período do ano. A continuidade das chuvas intensas reforça a necessidade de monitoramento e prevenção.

Na Região Nordeste, o norte maranhense, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte receberão maior quantidade de chuvas devido à ZCIT. O litoral leste terá precipitações regulares, porém com baixo volume. A elevada temperatura do oceano Atlântico pode ocasionar episódios de chuva intensa nas capitais nordestinas.

A Região Norte deve apresentar precipitações regulares, principalmente no Amazonas, Roraima, oeste e sul paraense, devido aos fluxos de umidade e à ZCAS. A ZCIT trará mais chuvas para o Amapá e o norte do Pará, enquanto o Tocantins tem expectativa para aguaceiros, mas sem grandes excessos pluviométricos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Frio, calor e chuva: veja a previsão do tempo para fevereiro em todo Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.