Bastidores da premiação: 10 curiosidades sobre o Oscar

A cerimônia do Oscar é um belíssimo exemplo de evento capaz de prender a atenção de pessoas do mundo inteiro e, no caso dos mais efusivos, há sempre os bolões e torcidas por filmes e artistas favoritos.

Em 2022, o grande destaque da premiação foi o longa “No Ritmo do Coração (CODA)” que, além de ter vencido a categoria de Melhor Filme, também premiou pela primeira vez um homem surdo, o ator Troy Kotsur, que levou uma estatueta de Melhor Ator Coadjuvante para casa. Incrível, né?

Com 91 edições, não é de se espantar que ainda haja tantas curiosidades sobre essa premiação.

Confira!

Família Premiada
Quando Liza Minnelli ganhou o Oscar dela em 1972, com o filme Cabaret, ela foi a primeira pessoa que teve também o pai (Vincent Minelli) e a mãe (Judy Garland) premiados.

O primeiro Oscar
A primeira festa do Oscar foi bem mais discreta que as atuais em que o “Red Carpet”, por si só, já é um evento à parte. Em 1929, data da primeira edição, não passou de um jantar para umas 270 pessoas ligadas à indústria do cinema!

Mulheres com tudo!
Muita gente acha que a atriz Meryl Streep é a mulher recordista de Oscars. Mas, na verdade, a grande recordista feminina de vitórias é a atriz Katharine Hepburn, que ganhou 4 estatuetas de melhor atriz em 1933, 1967, 1968 e 1981.

Estatueta não mudou muito

A estatueta do Oscar, que é feita de bronze e banhada a ouro, não sofreu mudanças desde sua criação, em 1929. Ela tem a forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente ao peito. O prêmio mede 35 centímetros e pesa cerca de quatro quilos.

Negaram

Até hoje, três pessoas negaram o recebimento de um Oscar, são eles: Dudley Nichols (Melhor Roteiro por “O Delator”, de 1935), George C. Scott (Melhor Ator por “Patton – Rebelde ou Herói?”, de 1970) e Marlon Brando (Melhor Ator, por “O Poderoso Chefão”, de 1972).

Primeira transmissão no Brasil ocorreu só há 50 anos

No Brasil, a primeira transmissão do evento ocorreu em 1970, quando a TV Tupi exibiu, ao vivo e via satélite, para várias porções do país.

Adiamentos

A cerimônia do Oscar foi adiada algumas vezes:

Em 1938, uma inundação em Los Angeles resultou na mudança de data da premiação.
Em 1968, o Oscar foi adiado devido ao assassinato de Martin Luther King.
Em 1981, a cerimônia mudou de data graças ao atentado sofrido pelo presidente Ronald Reagan.
Em 2021, a mudança ocorreu devido à pandemia do coronavírus.

O clube dos 11

O recorde de títulos distribuídos durante a cerimônia do Oscar para o mesmo filme é de 11 estatuetas. Isso aconteceu três vezes ao longo da história do evento: Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis, o Retorno do Rei (2003).

Primeira artista negra premiada

Devido ao seu papel de Mammy em “E o Vento Levou”, a atriz Hattie McDaniel se tornou a primeira pessoa negra a ganhar uma estatueta da Academia. Infelizmente, devido ao posicionamento extremamente racista da época, ela não pode permanecer junto aos seus colegas de elenco durante a cerimônia.

E o Oscar vai para…

A frase tão famosa nem sempre fez parte do script do evento. Foi apenas na 61ª edição da premiação, que aconteceu em 1989, que a frase “And the winner is…” foi substituída por “And the Oscar goes to…”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.