Petrobras aumenta diesel no mesmo dia da alta do ICMS

A Petrobras anunciou um aumento de 22 centavos no litro do diesel nas refinarias. O reajuste passa a valer amanhã. A petroleira justificou o aumento alegando que o preço era o mesmo desde outubro de 2023. O diesel vendido para as distribuidores vai subir 6,29%, o equivalente a 22 centavos por litro.

Estimativas do setor de importação apontavam uma defasagem de mais de 15% nos preços praticados pela Petrobras em relação ao mercado internacional. Embora a estatal tenha abandonado a política de paridade de preços, a defasagem, segundo economistas diminui a competitividade dos importadores e é vista como um risco ao abastecimento, já que o Brasil não consegue atender sozinho a demanda interna.

Pelo lado político, o reajuste vem em um momento difícil para o governo. A aprovação do presidente Lula caiu nas últimas pesquisas, influenciada em boa parte pela escalada nos preços dos alimentos – que serão ainda mais pressionados com o combustível mais caro.

Também neste sábado, os estados vão aumentar o valor que cobram do ICMS sobre os combustíveis, implicando em mais um repasse nas bombas. Para o diesel, o imposto estadual sobe seis centavos, indo a R$ 1,12 por litro. Gasolina e etanol terão reajuste de 10 centavos, com incidência de R$ 1,47 de ICMS.

A alta foi definida no fim do ano passado, após meses de negociações entre o ministério da fazenda e o governadores, como resposta à redução das alíquotas do ICMS sobre os combustíveis no governo Bolsonaro em 2022. Na época, foi uma forma de baixar os preços pressionados pela disparada do barril do petróleo, com o início da guerra na Ucrânia e no meio da corrida eleitoral.

A medida foi criticada por governadores, que buscam agora recompor sua base fiscal. As mudanças, no entanto, provocaram reação dos caminhoneiros. Representantes dos trabalhadores autônomos marcaram uma reunião na próxima semana para discutir os impactos dos aumentos no diesel.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Petrobras aumenta diesel no mesmo dia da alta do ICMS no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.