Guarujá: Defesa Civil pede evacuação de moradores por risco de deslizamento

A Defesa Civil emitiu alerta extremo para o Guarujá, litoral sul de SP, na noite desta sexta-feira (31). O órgão orientou que moradores da região do Jardim Vitória, Vila Baiano, Balneário Cidade Atlântica e da Comunidade Cantagalo, saiam imediatamente de casa e sigam uma rota de fuga até um abrigo.

“RISCO ALTO de deslizamentos na sua região. Siga IMEDIATAMENTE a rota de fuga até a Escola Sergio Pereira. Emerg 193 ou 199”, anunciou o alerta do órgão, que foi enviado para todas as pessoas que possuam um aparelho celular com tecnologia 4G ou 5G. Nesta opção o usuário não tem como desabilitar o recebimento do alerta.

Segundo a com a Defesa Civil Municipal, houve três solicitações para deslizamentos de terra na região, uma na Estrada Sta. Cruz dos Navegantes, que ficou obstruída por conta da terra, e as outras duas para a Vila Zilda e Vila Baiana.

As equipes da Defesa Civil Municipal estão se deslocando para os locais. Não há informação de vítimas até o momento. O órgão informou que o monitoramento está sendo realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências do Guarujá.

Já na capital paulista também chove forte, principalmente em áreas do centro. A prefeitura colocou a cidade em atenção para alagamentos.

 

Este é o segundo alerta extremo enviado ao Guarujá nesta semana por causa das fortes chuvas que atingem a região. Na noite da última quarta-feira (29), os moradores foram surpreendidos com o aviso emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado.

A decisão foi tomada levando em consideração o volume de 112mm de chuva registrado em 24h. A prefeitura também acionou a sirene de emergência instalada na Barreira do João Guarda e 22 pessoas foram abrigadas em uma escola municipal.

O local sofreu com um grave deslizamento em 3 de março de 2020, que deixou 34 pessoas mortas. Por volta das 19h42 do dia da tragédia, a Defesa Civil já havia enviado para as cidades da Baixada Santista o alerta de nível severo.

Chuva

A chuva continua forte em áreas do litoral paulista e do interior, com destaque para as regiões de Bauru, Araraquara e Ribeirão Preto. Na faixa leste há uma grande linha de instabilidade desde a região de Sorocaba, passando pelo Litoral Norte, local que exige atenção para as próximas horas, segundo a Defesa Civil do estado de SP.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Guarujá: Defesa Civil pede evacuação de moradores por risco de deslizamento no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.