Anatel adia regulação que bloqueia linhas 20 dias após atraso de pagamento da conta

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prorrogou nesta quarta-feira (28) a implementação do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).

Uma das principais mudanças da nova regulação era o bloqueio de linhas após 20 dias de atraso no pagamento da conta de seu pacote de celular pós-pago.

O adiamento foi realizado por solicitação das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo, sob alegação de complexidade na implementação das novas obrigações regulatórias.

O RGC passaria a valer na próxima segunda (2), como previsto na Resolução nº 765, de 6 de novembro de 2023. Com a prorrogação, as novas regras só entram em vigor em 1º setembro de 2025.

Segundo a decisão do conselho diretor da Anatel, a prorrogação foi necessária para adaptação das operadoras e da Agência ao RGC para garantir uma transição bem-sucedida.

Procurada pela CNN sobre a prorrogação das novas regras, a Conexis Brasil Digital, entidade que representa as principais operadoras do Brasil, ainda não respondeu até a publicação dessa reportagem.

Suspensão de pacote de pós-pago

Uma das principais mudanças que o RGC trará ao consumidor é a alteração da forma em que a suspensão de linhas pós-pagas funcionam.

Atualmente, primeiro deve haver uma suspensão parcial, isto é, redução dos serviços contratados da linha 15 dias após a primeira notificação de atraso da conta. Somente após 30 dias da parcial é que a operadora pode suspender totalmente o pacote contratado.

Com as novas regras, a suspensão total poderá ser realizada 20 dias após atraso da fatura. A operadora terá cinco dias para enviar notificação sobre a falta de pagamento e se o mesmo não for realizado em 15 dias, haverá o corte dos serviços de internet. Após esse período, a operadora não pode realizar cobranças do cliente.

Além de alterar a forma de suspensão de linha, a revisão do regulamento também autoriza a diminuição do número de lojas físicas para atendimento ao cliente, regulamenta pacotes 100% digitais e determina o horário de atendimento humano no telemarketing.

Veja principais motivos para pedidos de demissão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Anatel adia regulação que bloqueia linhas 20 dias após atraso de pagamento da conta no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.